terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Camilo quer dinheiro para seca, saúde e educação


O governador Camilo Santana (PT) dedica esta terça-feira a três audiências ministeriais, em Brasília, na tentativa de arrancar recursos para ações de combate aos efeitos da estiagem, para a construção e manutenção de escolas profissionalizantes e dos hospitais regionais. São três audiências – Educação (10 horas), Integração Nacional (15 horas) e Saúde (17 horas). Camilo será recebido por cada um dos titulares dessas pastas.

Após reafirmar, em mensagem à Assembleia Legislativa, o compromisso de priorizar áreas estratégicas da administração, como recursos hídricos, educação, saúde e segurança, Camilo tentará, nesta terça-feira, arrastar verbas para perfuração de poços, agilizar obras do Cinturão das Águas – trabalhadores começam a ser demitidos dessa obra por falta de recursos, e garantir a contrapartida do Governo Federal na manutenção das escolas profissionalizantes e hospitais regionais.

Uma das maiores preocupações é na área da saúde. Somente com os Hospitais Regionais do Cariri (Juazeiro do Norte), Norte (Sobral) e Sertão Central (Quixeramobim) e Hospital Waldemar Alcântara (Fortaleza), o Governo do Estado irá destinar, em 2015, mais de R$ 400 milhões. Desse total, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, menos de 40% serão oriundos do Governo Federal.

Durante a audiência com o Ministro da Educação, Cid Gomes, Camilo irá tratar, além da agenda nessa área, de outro assunto que está na pauta diária: a decisão da Petrobras em suspender a refinaria no Complexo Industrial do Pecém.

Como governador, Cid Gomes foi um dos maiores indutores desse empreendimento e garantiu, em seus dois mandatos, mais de R$ 700 milhões para obras de infra-estrutura, habitação e saúde que possibilitassem o remanejamento de famílias residentes nos terrenos destinados à construção da unidade de refino da Petrobras.

Hoje o Ministério Público Estadual cobra explicações sobre o destino desses recursos e, com a decisão da Petrobras, quer que o Estado seja ressarcido por eventuais prejuízos com a suspensão da refinaria. O governador Camilo Santana chegou a dizer, também, que irá lutar para o Estado ser ressarcido pelos investimentos realizados, mas, muito mais do que isso, segundo ele, é importante a luta do Ceará para a refinaria se transformar em realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário