domingo, 22 de março de 2015

Ceará é terceiro em número de assassinato de jovens no Brasil

Com o índice de 7,74 assassinatos para cada mil adolescentes, o Ceará é o terceiro no ranking de estados com maior número de jovens assassinados.

Na frente, Alagoas registra 8,82 mortes por mil jovens, seguido por Bahia (8,59). Os dados são do relatório divulgado em 2014 pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Os números são relativos a 2012.

O tráfico lidera a motivação de tantos crimes. De acordo com estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) 70% dos casos são motivados pelo tráfico de drogas por causa das dívidas e da disputa pelo espaço de vendas. A rivalidade entre gangues de diferentes bairros é outro fator que gera assassinatos.

Só nos dois primeiros meses do ano foram 687 assassinatos no Ceará. 34% das vítimas são jovens; o que coloca Fortaleza entre as capitais com maior índice de homicídios na adolescência (9,92 adolescentes assassinados em cada mil), quase o dobro da própria Região Nordeste (5,97).

Em 2014, pelo segundo ano seguido, Fortaleza foi considerada a 7ª cidade mais violento do mundo pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México. O ranking do órgão é feito com base no número de homicídios da cidade em proporção à população. Em 2013, a taxa de Fortaleza foi de 72,8, segundo o conselho. No Brasil, a cidade mais violenta segundo o índice é Maceió, capital de Alagoas, com índice 79,76.

Nenhum comentário:

Postar um comentário