domingo, 22 de março de 2015

Cid e os caminhos que a política pode traçar

A espetacular saída do cearense Cid Gomes do Ministério da Educação fez nascer um debate nos meios políticos: fora do Governo, longe de Brasília, qual o futuro de Cid? 

Há quem considere, por exemplo, que a forte repercussão positiva imediata do episódio, detectada pela reação nas redes sociais, faz dele um nome potencial para disputa da sucessão presidencial de 2018. Pelo calendário eleitoral, especialmente diante de um quadro de crise que não dá trégua à presidente Dilma Rousseff, do PT, um ano menos distante do que fazem parecer os números frios. 

Mais do que nos meios políticos, onde aliados e opositores lançam seus olhares apaixonados sobre o tema, é no espaço acadêmico que o debate ganha força e avança. O nome de Cid Gomes tem estado presente de maneira destacada nas discussões, a partir do barulhento episódio da Câmara. 

Busca-se entender as motivações do político cearense, se havia estratégia traçada e, especialmente, o nível de protagonismo que ele passa a desempenhar no momento em que assume uma postura que ohe custa o cargo de ministro, mas, ao mesmo tempo, pode ser o fato de que necessitava para ocupar um espaço novo na disputa política nacional.Lembre-se, por exemplo, que no mesmo dia em que Cid foi à Câmara foi divulgada pesquisa do Instituto Datafolha apontando aprovação de apenas 9% dos brasileiros ao Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário