quinta-feira, 30 de abril de 2015

Pesquisadores afirmam que Zika Vírus é causador da virose misteriosa

Na Bahia, pesquisadores informam ter identificado o vírus da virose misteriosa registrada naquele Estado. Após analisar um material de pacientes monitorados no município de Camaçari, localizado na metrópole de Salvador, os pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gúbio Soares e Silvia Sardi, descobriram que o causador da virose misteriosa com sintomas semelhantes aos da dengue, é denominado por Zika Vírus.

Em Fortaleza, pacientes têm procurado unidades de saúde com sintomas semelhantes ao da virose misteriosa, mas voltam pra casa sem diagnóstico preciso. Em entrevista ao Diário do Nordeste, na noite desta quarta-feira (29), o professor Gúbio Soares informou que eles não têm informações sobre os casos suspeitos registrados na capital cearense, mas reconheceu que o vírus tende a se espalhar. 

O pesquisador revelou que, pesar de ser detectado pela primeira vez na América Latina, a descoberta pode vir a tranquilizar a população já que a doença não é considerada uma grave ameaça para a saúde. Sobre o método utilizado para descobrir o vírus, o especialista contou que a técnica de biologia molecular foi feita por meio de uma análise laboratorial utilizando soro dos pacientes monitorados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário