segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pau da Bandeira cai e mata homem durante festa tradicional no Ceará


Cícero Ricardo de 35 anos morreu na noite deste domingo (31) após ter a cabeça esmagada durante os festejos do "Pau da Bandeira de Santo Antônio", em Barbalha, a 575 Km de Fortaleza. De acordo com os organizadores e amigos da vítima, "Careca", como era conhecido, ajudava a carregar o pau quando este escapou das mãos das pessoas e bateu em sua cabeça.

O homem foi encaminhado com vida para o Hospital Santo Antônio de Barbalha, mas não resistiu aos ferimentos na cabeça e morreu antes de dar entrada na unidade hospitalar.

Cícero Ricardo era um dos organizadores do cortejo do "Pau  da Bandeira de Santo Antônio" e participava das festas há 15 anos. Ele trabalhava como porteiro da emergência do Hospital São Vicente. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para descobrir mais detalhes sobre o acidente. 

Segundo os organizadores, o "Pau  da Bandeira de Santo Antônio" mede 23 metros e pesa cerca de duas toneladas.

Tombamento

Realizada oficialmente há 87 anos, a Festa do Pau da Bandeira é patrimônio material brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A festa foi oficializada em 1928 em homenagem ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha, há cerca de 300 anos, mantida pelos moradores da região.

Veja as imagens feitas pelo site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário