segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Limite menor de velocidade em via de Fortaleza passa a valer nesta 2ª feira

Começa nesta segunda-feira (10), a cobrança de multas aos motoristas que ultrapassarem a velocidade de 40 km/h no trecho que passa embaixo do viaduto no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, no Bairro Cocó, em Fortaleza, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Anteriormente, a velocidade máxima permitida na via era de 60 km/h.

De acordo com a AMC, os trechos com o novo limite de velocidade possuem sinalização indicando ao motorista sobre a mudança, que ocorre nos dois sentidos da Avenida Engenheiro Santana Júnior, desde a Avenida Padre Antônio Tomás, entre os viadutos da Avenida Almirante Henrique Sabóia, na Via Expressa, e da Avenida Engenheiro Santana Júnior.

A mudança se deu após o aumento do número de atropelamentos na área, segundo a AMC. Estudos comprovam que o risco de ferimentos graves ou mortes de pedestres aumenta com a velocidade. Ao ser atingido por um veículo a 40 km/h, um pedestre tem por volta de 35% de probabilidade de falecer em decorrência do atropelamento. A 60 km/h, essa probabilidade aumenta para cerca de 98%, anulando praticamente a chance de sobrevivência.

Multa

Os motoristas que ultrapassarem a velocidade permitida estão sujeitos à multa que pode variar de R$ 85,13 a R$ 574,62, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. O valor da multa varia de acordo com o percentual da velocidade máxima ultrapassada  e constitui-se como infração média quando a velocidade for superior à máxima em até 20%; infração grave, quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%; e infração gravíssima, quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário