quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Congresso mantém veto de Dilma à regra da desaposentadoria

O Congresso manteve, nessa terça-feira, o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que definia regras para os aposentados que voltaram ao mercado de trabalho conquistarem o direito da troca de benefício após cinco anos das novas contribuições. Essa medida, definida como desaposentadoria, beneficiaria milhares de aposentados. 

Os cálculos do Ministério da Previdência Social apontam que as mudanças nas regras da desaposentadoria, aprovadas pela Câmara dos Deputados, poderiam gerar um rombo de R$ 70 bilhões em 20 anos. 

Se fosse derrubado o veto da presidente Dilma, pelo menos, 250 mil aposentados poderiam conquistar o direito à troca de benefício previdenciário. Hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF) acumula 120 mil ações judiciais de aposentados que brigam para garantir a desaposentadoria. 

No Ceará, muitos aposentados que voltaram ao mercado de trabalho como estratégia para complementar a renda lutam, também, para trocar de aposentadoria. Com o veto, o caminho para esses aposentados é continuar brigando no Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário