sábado, 5 de dezembro de 2015

Vacinação contra Aftosa é prorrogada até 19 de dezembro


O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura, anunciou nesta sexta-feira (4) a prorrogação do prazo da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. Os criadores de bovinos e bubalinos no Ceará terão agora até o próximo dia 19 de dezembro para vacinar e declarar a imunização do rebanho. 

“Não só o Estado do Ceará mas diversos estados tiveram a autorização do Ministério do Desenvolvimento Agrário para ampliar o prazo da campanha em função da seca. Com os índices que nós temos hoje, vamos cumprir a meta de 90% do rebanho vacinado independente da prorrogação, mas jáque foi autorizada essa prorrogação, esperamos com issoultrapassar a meta estabelecida. O governador Camilo Santana tem dado todas as condições para que o Estado faça isso, pois é muito importante que o Ceará consiga avançar para continuarmos com a certificação de zona livre internacional de febre aftosa”, destacou o secretário Osmar Baquit, durante coletiva de imprensa. 

A segunda etapa, iniciada no dia 2 de novembro, é executada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) em parceira com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). Nesse período os índices lançados no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), da Adagri, apontaram uma redução de 7% a 8% no número de animais vacinados quando comparado com o mesmo período da campanha, em novembro de 2014. O quadro é característico de estados do Norte e Nordeste, por isso o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) autorizou a prorrogação. “Até o final do dia de hoje deveremos alcançar o índice de 74% do rebanho vacinado e quando se encerrar a campanha ainda teremos o prazo de 15 dias para computarmos os dados e enviarmos para o Ministério. Sem dúvida os 90% serão atingidos, mais queremos ir além disso”, explicou o secretário. 

Para ser reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Zona Livre de Febre Aftosa, com vacinação, o Ceará deve atingir o índice de cobertura vacinal de bovinos e bubalinos superiores a 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário