segunda-feira, 20 de março de 2017

Mais 2 açudes sangram no CE, mas grandes reservatórios seguem com pouco volume

Mais dois açudes atingiram 100% de volume no Ceará neste sábado (19), chegando a cinco o número de reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) que sangraram no estado neste ano. Atualmente, estão com capacidade máxima os açudes Acaraú Mirim, na cidade de Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Valério, em Altaneira; e Maranguapinho, em Maranguape. 

O açude Tijuquinha chegou a sangrar há uma semana, mas tem atualmente o 97,4% da capacidade total, de acordo com o monitoramento da Cogerh atualizado neste domingo (19). 

Entre os cinco açudes monitorados pela Cogerh que sangraram no Ceará, apenas o Acaraú Mirim é de médio porte, com capacidade máxima de 40 milhões de metros cúbicos (ou 40 hm3). O volume é suficiente para abastecer a cidade de Fortaleza por um ano. 

O Maranguapinho tem capacidade de 10 milhões de metros cúbicos; já Caldeirões, Valério e Tijuquinha têm, cada um, cerca de um milhão de metros cúbicos de água quando sangrando. 

Açudes de grande porte 

Já os açudes de grande porte seguem com capacidade baixa. O Castanhão, que abastece a grande Fortaleza, tem atualmente 5,69% da capacidade. O Orós, que deixou de desviar águas para a Região Metropolitana de Fortaleza, segue com 9,83% da capacidade. Já o Banabuiú tem apenas 0,62% do armazenamento. 

Os três são os maiores reservatórios do Ceará. Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, 122 estão com de 30% da capacidade, incluindo os maiores reservatórios do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário