sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Justiça bloqueia bens de ex-prefeito de Guaraciaba do Norte

A Justiça do Ceará bloqueou os bens de Egberto Martins Farias, ex-prefeito de Guaraciaba do Norte, e de outros três servidores de sua gestão no Município. Eles são acusados de comprar imóveis da Prefeitura sem realizar licitação, com o objetivo de favorecer os antigos donos dos bens.

A medida foi decretada em 12 de agosto e segue Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado (MP-CE), protocolada pelo promotor de Justiça Ítalo Souza Braga. Segundo ele, os terrenos comprados serviriam de garagem para transporte escolar e outros serviços da Prefeitura. Nesses casos, entende o MP, procedimento licitatório deveria ter sido feito pela gestão.

Por conta disso, a Justiça decretou indisponibilidade dos bens dos requeridos até o limite de R$ 159 mil, devendo ainda ser bloqueados todos os veículos de sua propriedade.

Além do ex-prefeito, foram bloqueados os bens da atual secretária de Educação do Município, Maria Adriana Rodrigues, do atual secretário-adjunto de Governo, João Jackson Pereira, e da servidora pública Maria Naíde Galvão. 

Hamas executa 18 suspeitos de colaborar em ataques aéreos na Faixa de Gaza


Um dia depois da morte de três comandantes do Hamas pelas forças israelenses, militantes do grupo fundamentalista islâmico executaram nesta sexta-feira 18 palestinos suspeitos de colaborar com Israel. Entre as vítimas, 11 foram mortos em um posto policial abandonado no território palestino. Outros sete morreram em uma execução em Gaza, informaram testemunhas e um site do Hamas.

Os executados não foram identificados, mas segundo fontes palestinas já haviam sido presos ou condenados por colaboração, ato passível de pena de morte em Gaza. Segundo o site al-Majd, eles estavam com a cabeça coberta e mãos atadas, e foram mortos a tiros por homens com máscaras e vestidos de preto diante de fiéis perto de uma mesquita após as orações de sexta-feira. Duas mulheres estariam entre os mortos, segundo testemunhas.

As execuções foram consideradas uma retaliação ao ataque aéreo israelense que matou três dos principais comandantes militares do Hamas na quinta-feira. Entre os líderes estavam Muhammad Abu Shamalah e Ra'ad Atar, ambos envolvidos no sequestro do soldado israelense Gilad Schalit, em 2006. Um ataque israelense também matou parentes de Mohammad Deif, comandante de uma ala militar do grupo fundamentalista, mas ele sobreviveu, segundo o grupo.

Na quinta-feira, outros três palestinos suspeitos de colaboração com Israel foram executados, de acordo com o Hamas. Os três estavam entre os sete colaboradores suspeitos detidos acusados de buscar alvos na Faixa de Gaza para o Exército israelense atacar. Não ficou claro se os outros presos também seriam executados.

Operação Lava a Jato: STF abre inquérito contra Collor


O ex-presidente da República e atual senador que disputa a reeleição, Fernando Collor de Melo, será investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) quanto suas relações com o doleiro Alberto Yousseff, preso na Operação Lava Jato sob a acusação de ser um dos chefes de um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou ilegalmente R$ 10 bilhões no país e jogou a Petrobras para o centro de duas CPIs no Congresso.

A suspeita sobre o ex-presidente foi remetida ao Supremo, onde correm as investigações envolvendo parlamentares federais e outras autoridades, pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Fernando Moro, após a Polícia Federal identificar comprovantes bancários que mostravam depósitos feitos pelo doleiro, no valor de R$ 50 mil, na conta do senador. Segundo a PF, o repasse foi dividido em oito depósitos em espécie: R$ 1.500, R$ 9 mil, R$ 1.500, R$ 9 mil, R$ 8 mil, R$ 9 mil, R$ 8 mil e R$ 4 mil.

Criança morre atropelada por transporte escolar em Santana do Cariri

Uma criança de cinco anos de idade morreu na tarde da última quinta-feira (21/08), após ser atropelada por um veículo que fazia o transporte de estudantes do município de Santana do Cariri.

De acordo com relatos de testemunhas para a Polícia Militar, Gabriel de Oliveira Santos atravessava uma rua quando foi atropelada por uma caminhonete que levava estudantes do Sítio Descoberto para o Distrito de Araporanga.

O motorista do transporte escolar parou o veículo após o acidente, mas fugiu ao verificar que a criança tinha morrido. O suspeito do crime já foi identificado, mas não foi localizado.

Nas últimas 24 horas as Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF) registraram 17 acidente com três pessoas feridas. Destes, cinco foram registrados nas estradas estaduais e 12 nas federais.

Zilu Camargo presenteou ex com estúdio avaliado em R$ 1 milhão, diz jornal


O romance de Zilu Camargo e Zé Henrique chegou ao fim em meados de julho deste ano, após três meses, mas o sertanejo ficou com uma lembrança para lá de generosa da relação.

Isso porque a socialite, que é ex-esposa de Zezé Di Camargo, deu a ele nada menos do que um estúdio de gravação com o que há de melhor no mercado, segundo o jornal "O Dia".

No local, apenas equipamentos de alta tecnologia e supermodernos foram instalados, tudo para que o cantor pudesse utilizar em seus trabalhos.

Vale lembrar que Zilu recebe uma pensão mensal do ex-marido de R$ 100 mil reais e notícias recentes deram conta de que ela quer pedir um aumento do valor na Justiça.

Sony diz que vai processar Tiririca por parodiar Roberto Carlos: ´Afronta´


A Sony diz que vai processar Tiririca por violação de direito autoral, devido à paródia que o deputado federal, candidato a reeleição, fez da música "O portão", de Erasmo e Roberto Carlos, em sua campanha. O advogado da editora musical, José Diamantino, informou nesta quinta-feira (21) que enviou uma notificação a Tiririca para pedir a suspensão do uso, mas não recebeu resposta. Ele considerou o ato uma "afronta".

O advogado do partido de Tiririca, PR, Ricardo Vita Porto, diz que a campanha de Tiririca está "espantada" com a reação da editora e não considera que houve exploração indevida de direitos autorais. Ele afirmou que a versão da música "é uma paródia, o que é liberado pela lei".

Na vídeo divulgado na TV na terça-feira (19) e nesta quinta, Tiririca se veste como Roberto Carlos e canta “Eu votei, de novo vou votar. Tiririca, Brasília é seu lugar" (com a melodia da música "O portão"). Na propaganda eleitoral, Tiririca está sentado em uma mesa de refeição e mostra um bife, em referência ao comercial da empresa Friboi, que foi estrelado por Roberto Carlos. “Que bifões, bicho”, diz Tiririca.

Mulher abandona recém-nascido dentro de banheiro de Casa Paroquial em Quixeramobim-CE

A Polícia Civil de Quixeramobim está à procura de uma mulher que abandonou o corpo de uma criança recém-nascida dentro do banheiro da Casa Paroquial desta cidade do Sertão Central no fim da manhã desta quinta-feira, 21. De acordo com os levantamentos preliminares realizados pela delegada Anna Claudia Nery trata-se de um corpo do sexo feminino. A menina estava dentro de uma sacola, sem vida. Provavelmente o bebê morreu asfixiado dentro da sacola.

As suspeitas da delegada sobre a criança ainda ter sido deixada ainda com vida no banheiro da Casa Paroquial estão relacionadas ao bilhete deixado na sacola com o seguinte teor “Entrega padri da paroquia. Pesso ao padri que batisi minha filhinha porque não tenho condições sou muito pobri. A dor que sinto já e munto grandi so posso resar por ela. Tabem pelo senho que mim faça essi bem maria clara o nomi dela.”


Ex-coordenador da campanha do PSB ataca Marina

O nome de Marina Silva foi aprovado nesta quinta-feira por cinco das seis legendas que participam da coligação que tinha Eduardo Campos como candidato à presidência da República, só o PSL (Partido Social Liberal) não mandou representantes ao evento que aprovou a chapa.

O ex-coordenador-geral da campanha, Carlos Siqueira, que se desentendeu com Marina, saiu da reunião no meio da fala da agora candidata e dirigiu duras críticas a elas. “Ela não representa o legado dele [Campos], está muito longe de representar. Quando se está em uma situação como hospedeira, como ela é, tem que se respeitar a instituição, não se pode querer mandar na instituição. Ela que vá mandar na Rede dela, porque no PSB mandamos nós”, afirmou Siqueira, um dos dirigentes partidários mais próximos do Campos.

Siqueira avalia que Marina quis impor nomes de sua confiança na campanha sem consultar o PSB. Na terça, Marina indicou duas pessoas de sua confiança para postos da coordenação. Marina, por sua vez, disse que houve um “equívoco” e uma “incompreensão”. “Estou muito tranquila com a minha consciência”, afirmou a jornalistas, após diversos questionamentos sobre o assunto.

O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, disse não haver ruído entre o comando do partido e o grupo político de Marina. Mas deixou nas entrelinhas que vai substituir todos os integrantes do PSB que participavam do comando de campanha de Eduardo Campos.

Concurso: Prefeitura de Pedra Branca oferece 395 vagas com salário de até R$7 mil reais

A Prefeitura de Pedra Branca, no Sertão Central cearense, publicou editais de concurso público, destinados à selecionar candidatos de nível fundamental, médio e superior para a ocupação dos cargos efetivos. O concurso será para provimento de vagas nas secretarias, disponibilizando um total de 395 vagas, sendo 289 vagas para nível fundamental e médio e 106 para nível superior. Os salários podem chegar a R$ 7.000,00.

O certame que será realizado através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC da Universidade Federal do Ceará, abre vagas para os empregos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Técnico de Enfermagem, Vigia e demais funções.
A inscrição será efetuada de 1º a 10 de setembro de 2014, diretamente no site www.concursos.fcpc.ufc.br ou através do site da Prefeitura www.pedrabranca.ce.gov.br.

A taxa de inscrição será no valor R$ 110,00 para cargos de nível superior; de R$ 70,00 para os cargos de Nível Médio e de R$ 40,00 para os cargos de Nível Fundamental, que deverá ser paga em qualquer agência bancária ou correspondente bancário, por meio do boleto bancário, disponível no endereço eletrônico concursos.fcpc.ufc.br/, durante o período de 1º a 10 de setembro de 2014.

A prova será aplicada na data provável de 16 de novembro de 2014, no município de Pedra Branca, em locais e horários a serem divulgados na data provável de 11 de novembro de 2014, no site concursos.fcpc.ufc.br. O gabarito será publicado provavelmente, a partir das 14 horas do dia 18 de novembro de 2014.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data da publicação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Pedra Branca.
Revista Central.

Cruzeiro vence Grêmio e aumenta vantagem na liderança


Se não dá para ser na técnica, vai na raça. Foi assim que o Cruzeiro conseguiu a difícil vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, na noite desta quinta-feira, no Mineirão, com gol de Dagoberto aos 40 minutos do segundo tempo. A jogada decisiva da partida teve origem numa roubada de bola no campo de defesa pelo zagueiro Dedé, que arrancou pela direita e fez cruzamento perfeito para a cabeçada certeira do atacante, que entrou na segunda etapa. 

O jogo, que marcou a volta de Felipão ao Mineirão após a derrota de 7 a 1 para a Alemanha com a seleção brasileiras, na semifinal da Copa do Mundo, teve público de 32.294 pagantes, com renda de R$ 1.424.807.

O resultado manteve o Cruzeiro, com impressionantes 91% de aproveitamento em casa, na liderança do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos, ampliando para cinco a vantagem sobre Internacional e Corinthians, que dividem a segunda posição – o Timão perde para o Colorado nos critérios de desempate. O Grêmio é apenas o décimo colocado, com 22 pontos.

Na próxima rodada, o Cruzeiro vai ao Serra Dourada, em Goiânia, enfrentar o Goiás, domingo, às 18h30 (de Brasília). No mesmo dia, mas às 16h, o Grêmio recebe o Corinthians na Arena, em Porto Alegre.

Mulher chega em casa e acha marido morto a golpes de marreta, no RN


Um homem de 47 anos foi espancado até a morte dentro da própria casa no bairro de Rego Moleiro, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Segundo a polícia Militar, o corpo foi encontrado pela mulher da vítima no final da tarde desta quinta-feira (21), assim que ela chegou do trabalho. Abalada, ela disse à polícia que o marido não tinha inimigos e não tem ideia do que possa ter motivado o crime.

Ainda de acordo com a mulher, José Janilson Rabelo foi morto na sala de casa. Moradores da região ficaram chocados com o crime. O dono de um mercadinho disse que viu o vizinho chegar em casa sozinho, por volta das 16h.

Uma equipe da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) foi chamada e encontrou uma marreta com manchas de sanghe próximo ao corpo. Os policiais acreditam que a ferramenta tenha sido usada no crime. Segundo a mulher, nenhum objeto foi levado de dentro da casa e o portão da residência não tinha sinais de arrombamento.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Crise na Arábia! Fla não recebe e pode ter Hernane de volta


Com a venda do atacante Hernane para o Al Nassr, da Arábia Saudita, o Flamengo embolsaria cerca de R$ 6,5 milhões - uma vez que possui 50% dos direitos econômicos dele. Entretanto, um atraso no pagamento inicial pode devolver o atleta, recebido como ídolo em terras estrangeiras, para a Gávea.

Insatisfeito com o descumprimento, o time rubro-negro estabeleceu um limite para os árabes arcarem com a despesa: 31 de setembro. Se o dinheiro não for computado, os cariocas não liberarão a documentação para a transferência em definitivo. Fato que reintegraria o jogador ao elenco comandado por Vanderlei Luxemburgo.

Liberado pelo Flamengo para realizar os procedimentos clínicos, Hernane teve uma recepção digna de estrela. Recebido por centenas de fãs, ele posou para fotos, cedeu autógrafos e ganhou de presente um colar de flores. Já na sede árabe, também conheceu o número do uniforme: 45.

Jovem é perseguido por inimigos e tomba morto dentro de farmácia em Crato-CE


Um homem tombou morto dentro de uma farmácia após ser perseguido por inimigos que o executaram com oito tiros de revólver. Por volta das 20 horas desta quarta-feira Erivan Justino de Sousa, de 32 anos, apelidado por Paulista, estava na Travessa Nova Olinda (Bairro Seminário) em Crato quando dois homens chegaram em uma moto atirando. A vítima ainda tentou fugir adentrando a Farmácia Sagrado Coração de Jesus, mas foi perseguida, atocaiada e morta dentro do estabelecimento.

Paulista residia na Rua Manoel Macedo daquele bairro e já tinha trabalhado como adestrador de cães. Segundo a polícia, o mesmo respondia vários procedimentos na justiça e tinha sido posto em liberdade há três dias. Comumente ia rever amigos na área onde foi morto. Uma viatura da FTA (Força Tática de Apoio) com o Cabo Oliveira e os Soldados Ladeiro e Claudio esteve no local e até diligenciou sem o êxito de identificar a dupla acusada.

Mulheres cearenses recebem o menor salário do País


Segundo pesquisa sobre a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, as cearenses têm remuneração média de R$ 1.539,56, a menor do Brasil. Por sua vez, os homens do Ceará receberam, em média, R$ 1.706,50 em dezembro do ano passado.

Ainda de acordo com a pesquisa, o maior salário médio pago às mulheres foi no Distrito Federal, onde elas recebem R$ 4.360,65, seguido do rendimento médio registrado no Amapá, R$ 2.620,81. Entre os homens, os brasilienses estão na frente. Eles receberam R$ 4.135,11 e os cariocas R$ 2.942,26.

Funcionário da Coca-Cola é assaltado e sofre tentativa de sequestro, em Iguatu

Um funcionário da Coca-Cola viveu momento de pânico na tarde de ontem, dia 20, em Iguatu. O office-boy foi abordado por dois homens armados ao sair da agência bancária da Caixa, situada no centro da cidade. A vítima havia acabado de efetuar vários depósitos da empresa de bebidas.

A dupla anunciou o roubo e ordenou que o funcionário subisse na moto dos assaltantes. Armados com revólver, os criminosos seguiram com a vítima até o bairro Bugi, quando, em um momento de distração dos assaltantes, o office-boy conseguiu pular da moto e fugir.

A vítima sofreu alguns ferimentos pelo corpo e foi levada, pelos militares, ao Hospital Regional de Iguatu. Ele foi medicado e liberado em seguida. Os assaltantes levaram consigo a moto da vítima e uma quantia de dinheiro não especificada.

A dupla foi não foi identificada e continua foragida.

Ceará segue em alerta por ar seco

Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registraram que, desde o dia 12 de agosto, a presença de um sistema de Alta Pressão Atmosférica está deixando a umidade relativa do ar baixa até na faixa litorânea de Fortaleza. Das oito macrorregiões demarcadas para as análises da Funceme, seis estão com nível considerado de "Atenção", de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto as outras duas permanecem em situação de "Observação".

"Não é comum termos níveis tão baixos assim em cidades litorâneas do Ceará", explica a meteorologista Dayse Moraes. A OMS considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de observação os níveis de 40% a 31%. Quando a umidade cai abaixo dos 30%, há estado de atenção. Se a umidade atingir níveis entre 20% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.

A Funceme indica que, nessas ocasiões, é melhor evitar práticas físicas a céu aberto de 11h a 15h. Para amenizar a situação, o órgão recomenda o uso de vaporizadores, toalhas umedecidas, bacias com água nos quartos, beber muita água, entre outras providências úteis. O litoral norte do Estado, composto pelos municípios de Baturité, Beberibe, Canindé, Cascavel, Itapagé, Itapipoca, Paracuru, Pentecoste, entre outros, é o que mais sofre com esse fenômeno natural. Durante esses dias, foram registrados 81% de umidade, por volta das 4 horas da manhã e, às 16 horas, o nível mínimo cai drasticamente para 25%.

Situação semelhante acontece com as regiões Ibiapaba, Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamus, e Litoral do Pecém que, durante o período da tarde, o nível de umidade reduz praticamente dois terços do total registrado durante a manhã.

Baixa umidade agrava doenças respiratórias

Nesse período em que é registrado uma queda considerável da umidade relativa do ar, muitas pessoas começam a sentir as consequências do fenômeno na própria saúde. As doenças são diversas e podem atingir a todos, porém os mais vulneráveis à baixa umidade são as crianças de pouca idade, os idosos e as pessoas que já possuem problemas pulmonares.

O médico infectologista e diretor do Hospital São José, especializado em doenças infecciosas, Roberto da Justa, explica que a baixa umidade é um dos maiores fatores responsáveis pelo ressecamento de vias respiratórias.

Homem incita cão a matar 20 gatos em Fortaleza


A Polícia Civil e a Sociedade Protetora dos Animais (SPA) realizam investigações para descobrir quem foi o homem que utilizou um cão da raça pit bull para atacar e matar 20 gatos, na praça da Lagoa da Maraponga. O caso ocorreu na última terça-feira (19) e foi denunciado por frequentadores da praça que utilizam o local para fazer caminhadas e exercícios.

Segundo informações do presidente da Sociedade Protetora dos Animais (SPA), Márcio Sousa, o órgão registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) no 18º DP (Caucaia), mas o caso deve ser investigado pela Delegacia da área da Maraponga. "Recebi a ligação de uma pessoa que estava fazendo caminhada e presenciou a situação. Essa pessoa, inclusive, deixava alimentação para os filhotes em um abrigo construído pelos próprios moradores, que fica na praça", diz o presidente do SPA.

Mega-Sena acumula e pode pagar mais de 6 milhões no sábado

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.628 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (20), em Osasco (SP). No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (23), a previsão é que o prêmio chegue a R$ 6,6 milhões. 

Veja as dezenas: 26 - 29 - 34 - 38 - 50 - 60

A quina teve 36 acertadores e cada um vai levar R$ 48.159,74. Já a quadra pagará R$ 886,14 para cada um de seus 2.795 ganhadores.

Menino indiano tem mãos gigantes com 13 quilos e 33 centímetros


Um menino de 8 anos está deixando médicos intrigados: suas mãos ficaram gigantescas e agora pesam, juntas, 13 quilos! Da base da palma até a extremidade do dedo médio, a mão maior mede 33 centímetros.

Por causa do problema, Kaleem tem grande dificuldade de fazer tarefas simples, como amarrar os sapatos,  vestir as roupas e se alimentar. Além disso, a criança é vítima de bullying por causa da deformidade. 

"Não posso ir à escola porque o professor diz que outras crianças têm medo de mim. Muitos delas fazem bullying comigo", disse o menino, que também tem um inchaço no peitoral.

Os pais de Kaleem, que vivem com cerca de R$ 57 por mês, lutam para ajudar o filho, mas até agora só tiveram condições de visitar um médico local. 

Os médicos acreditam que Kaleem tenha uma grave inflamação no sistema linfático ou sofra de um tumor benigno que faz o corpo produzir tecido em excesso. 

Apesar das mãos gigantescas, Kaleem goza de boa saúde, com funcionamento perfeito do coração e dos pulmões, de acordo com médicos. Porém, se as suas mãos continuarem a crescer, o sistema cardiovascular podem ser sobrecarregados, abreviando a vida do indiano.

Flamengo vence Atlético Mineiro com mais de 40 mil no Maracanâ


O discurso de jogadores e técnico do Flamengo destaca a torcida. Com mais de 40 mil no Maracanã, o Flamengo mesmo sem ser brilhante venceu o Atlético-MG por 2 a 1, de virada, na noite de quarta-feira. 

O brilho coube a poucos. Em campo, ao herói Eduardo da Silva, que sofreu o pênalti do empate e fez o gol do triunfo, e a Marcelo, guerreiro que teve grande atuação mesmo com cãibras. E na arquibancada, um casal virou protagonista com um pedido de casamento exibido no telão do estádio antes da partida. Fora isso... Arthur não aproveitou a chance de titular, e o duelo foi repleto de lances bizarros que acabaram não comprometendo.