quinta-feira, 29 de julho de 2010

Lula diz que País não pode ficar a serviço de uma perereca


Ao criticar o engessamento da máquina pública brasileira e defender uma reforma política, durante cerimônia de entrega de obras nesta quinta-feira em Porto Alegre (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil "não pode ficar a serviço de uma perereca". A declaração foi dada em alusão ao túnel, ainda em fase de conclusão na BR-101 em Osório, no Estado. Segundo ele, a obra ficou parada por seis meses porque órgãos ambientais encontraram uma perereca em extinção no local.

"Nós precisamos menos tempo para fazer as coisas neste País. Não podemos parar o País por causa de uma perereca, como aconteceu com o túnel em Osório. O País não pode ficar a serviço de uma perereca", disse, provocando risos da plateia na Usina do Gasômetro, ponto turístico da capital gaúcha, onde aconteceu o evento.

Em discurso improvisado de cerca de 40 minutos, o presidente se comprometeu a auxiliar em uma reforma política quando deixar o Planalto, no final do ano. "Quando eu concluir o meu mandato, vou articular junto ao meu partido (PT) e outros para que a reforma política realmente aconteça", disse o presidente, a cinco meses de terminar o governo.

Lula disse não entender porque existem cientistas políticos. Para ele, política é a arte de fazer o óbvio, sem inventar. "É óbvio. É só saber o que o povo precisa. É fazer casas, escolas, melhorar a educação, enfim, é a arte de fazer o óbvio", afirmou.

O presidente Lula simbolicamente o iniciou as obras de reformulação do estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. Cinco ministros acompanharam a comitiva do Planalto: Orlando Silva, do Esporte, Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, Marcio Fortes, das Cidades, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência. Nenhum representante do governo estadual participou do evento.

De Porto Alegre, o presidente seguiu para Santa Cruz de helicóptero, onde participa de cerimônia de entrega de veículos a agricultores familiares. À noite, ele retorna à capital gaúcha para participar de comício com a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e com o candidato ao governo do Estado pelo partido, Tarso Genro.

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário