quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CE é o 1º do Brasil a usar implante contraceptivo


O Ceará é o primeiro estado brasileiro a oferecer, para as mulheres, o Implanon, um método contraceptivo com duração de três anos. Com ele, pode ser evitada a gravidez indesejada e, principalmente, o óbito materno. O medicamento faz parte do planejamento familiar especial definido pelo Ministério da Saúde e implantado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O Implanon é um implante subdérmico, inserido embaixo da pele do braço das mulheres. Pelo menos durante três anos, a mulher não engravida, pois o implante libera diariamente, na corrente sanguínea, as doses necessárias de etonogestrel para inibir a ovulação, evitando a gravidez. A aplicação é feita com anestesia local e o procedimento dura, no máximo, 15 minutos. Serão distribuídas 2.800 unidades do contraceptivo em todo o Estado. Até agora, apenas o município de Ribeirão Preto, em São Paulo, disponibiliza esse método contraceptivo.

Referência

Inicialmente, o medicamento está sendo utilizado em mulheres acompanhadas no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual referência em assistência à gravidez de risco. Mas a distribuição também está sendo realizada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Caucaia, além de Pacajus, Quixadá e Acaraú.

No período de 21 a 24 de setembro, a Sesa vai preparar médicos e demais profissionais de saúde das Coordenadorias Regionais de Saúde de Quixadá e de Itapipoca no "Curso de aperfeiçoamento em assistência integral à saúde da mulher". Em destaque, orientações sobre o uso do Implanon e o procedimento realizado pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário