quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pesquisadores do Espírito Santo testam vacina tetravalente contra a dengue em crianças

Pesquisadores brasileiros iniciaram um estudo clínico experimental para testar a segurança de uma vacina tetravalente (que inclui os quatro tipos de vírus) contra a dengue em crianças.

A pesquisa está sendo conduzida pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e é patrocinada pelo laboratório Sanofi-Pasteur, que estuda o desenvolvimento de uma vacina há dez anos.

De acordo com o infectologista Reynaldo Dietze, responsável pela condução do estudo no Brasil e diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Ufes, 150 voluntários de nove a 16 anos receberão três doses da vacina em intervalos de seis meses.

Após o término das doses, esses voluntários serão acompanhados por mais seis meses para avaliar possíveis efeitos colaterais (como dor local e dor de cabeça) e também a produção de anticorpos contra os quatro vírus.

A escolha do público infantil para a testagem da vacina não aconteceu por acaso. Desde 2006 os casos graves de dengue passaram a ser mais comuns em pessoas com menos de 15 anos. Hoje elas representam 25% do total de casos, enquanto há 10 anos não chegavam a 2%.

Além disso, as vacinas eficazes na população infantil costumam funcionar bem entre os adultos, diz Fernando Noriega, vice-presidente de Desenvolvimento Clínico da Sanofi-Pasteur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário