sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cid Gomes e Lúcio Alcântara trocam acusações no debate Folha/RedeTV!

O governador do Ceará e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB) e o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) trocaram pesadas acusações ontem, durante o debate promovido pela Folha e Rede TV!, em Fortaleza, com candidatos ao governo estadual.

Questionado por Alcântara sobre quem pagou uma viagem de jatinho que fez com a família ao exterior, Cid disse que não tinha "nenhum respeito" pelo ex-governador e o acusou de montar "um covil de ardilosos" para forjar denúncias contra ele.

"Nunca fiz apropriação indébita", disse Cid. "Se estiver procurando isso, procure na sua casa, que vai ter mais facilidade", declarou, insinuando a participação de um filho de Alcântara em irregularidades administrativas. O ex-governador obteve direito de resposta e disse que sua pergunta ficou sem resposta.

A viagem de jatinho a que se referiu Alcântara aparece em um vídeo que começou a circular na internet nesta semana mostra Cid e seu irmão Ciro Gomes dentro de uma limusine e de um avião a jato em uma viagem de férias para Nova York.

Cid foi questionado ainda sobre denúncia feita pela revista "Veja", de que ele teria participado de um esquema de desvio de recursos de prefeituras do Ceará, com o irmão e deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE).

"Nego qualquer participação nisso e considero a denúncia inominável", afirmou. O governador declarou que a Polícia Federal desmentiu o seu envolvimento e o do seu irmão no caso.

Ciro, que acompanhou o debate no estúdio, classificou a campanha eleitoral deste ano no Estado como "a de mais baixo nível e a mais sórdida" que já presenciou. "Em 32 anos de experiência, nunca vi baixaria tão grande", afirmou. "O Ceará não tem essa tradição."

Cid, que em suas considerações finais pediu desculpas ao telespectador por ter sido "duro", aparece em primeiro lugar na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 9 e 10 de setembro e divulgada no dia 13. O governador aparece com 58% das intenções de voto. Em segundo lugar está Lúcio Alcântara, com 16%.

O clima tenso do debate também se refletiu fora do estúdio. Nas ruas próximas à emissora, centenas de cabos eleitorais de todos os candidatos promoveram um "bandeiraço", com torcida uniformizada e gritos de guerra.
Participaram do evento Cid Gomes (PSB), Lúcio Alcântara (PR), Marcos Cals (PSDB), Soraya Tupinambá (PSOL) e Marcelo Silva (PV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário