quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Câncer de próstata poderá ser detectado apenas com exame de urina

Uma proteína presente na urina pode deixar os exames para câncer de próstata mais simples e menos desconfortáveis. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico PLoS ONE (Public Library of Science), a proteína MSMB se apresenta em uma quantidade irrisória na urina de homens diagnosticados com a doença. Assim, em vez dos constrangedores exames clínicos (toque retal), seria necessário apenas um descomplicado exame de urina para identificar o tumor.

O estudo foi conduzido pela médica Hayley Whitaker, do centro de pesquisas sobre o câncer do Cambridge Research Institute. “Foi emocionante descobrir que os homens com alterações genéticas para o câncer tinham concentrações diferentes da proteína. A melhor parte é que ela é facilmente detectável, um exame simples é o suficiente”, disse à BBC. Mas antes de começar a ser aplicado em larga escala, alguns aprimoramentos e estudos mais detalhadas ainda são necessários. Quando aprovado, o teste deverá custar, em média, 5,5 euros (cerca de 15 reais).

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens britânicos, chegando a matar aproximadamente 10.000 todos os anos. Ainda assim, não existem programas preventivos e de rotinas no país. Apenas os homens com um histórico genético da doença acabam fazendo um exame sanguíneo que identifica um antígeno do câncer. Mas ele é bastante impreciso: dos 15% que acabam tendo de se submeter a uma biópsia por resultados positivos nesse exame, apenas 3% precisam realmente de tratamento.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2010, 52.350 homens serão diagnosticados com o câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo. Em 2008, 11.955 morreram em decorrência da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário