sábado, 2 de outubro de 2010

PB: deputado é detido em quarto de hotel com R$ 52,9 mil


A Polícia Federal apreendeu no início da manhã deste sábado (2) R$ 52,9 mil em notas de cem reais em um quarto de hotel de luxo em Campina Grande, na Paraíba. Estavam hospedados lá o deputado estadual Jacó Maciel (PDT), um assessor dele e um vereador do município de Queimadas cujo nome não foi divulgado.
De acordo com informações do delegado Marcelo Bessa, a polícia federal cumpriu mandado de busca e apreensão concedido pelo juiz da 16ª Zona Eleitoral a pedido da própria PF. "Há dois dias, o serviço de inteligência monitorava a suspeita de posse de dinheiro para a captação ilícita de votos", disse.
A busca foi feita por volta das 5h30 quando, além do dinheiro, foram encontrados documentos, anotações em um caderno, agendas e papéis avulsos. Segundo o delegado, o material evidencia a possível prática de crime eleitoral.
Todo o material foi apreendido e será encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. "Ninguém foi preso porque não havia situação de flagrante", explicou o delegado, informando que o crime previsto do art. 299 do código eleitoral só se concretiza com a conduta de dar, receber, oferecer ou solicitar dinheiro ou vantagem para obtenção do voto.
Por se tratar de um deputado estadual, a PF só vai instaurar inquérito se houver solicitação do TRE-PB.
Jacó Maciel desistiu de concorrer à reeleição depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TER) indeferiu sua candidatura ao entender que o parlamentar não estaria apto a concorrer ao pleito deste ano por ter sido condenado em 2004 por envolvimento captação ilícita de sufrágio.
Mesmo com a impugnação de sua candidatura, Jacó Maciel ingressou com recurso no TSE para, segundo ele, evitar problemas futuros com pedidos de candidaturas. A candidatura acabou sendo aprovada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marcelo Ribeiro, relator do recurso impetrado pelo parlamentar contra a decisão da Justiça Eleitoral da Paraíba. Após a desistência, Jacó anunciou apoio às candidaturas dos deputados Manuel Ludgério para deputado estadual e Aguinaldo Ribeiro para federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário