sábado, 13 de novembro de 2010

Confirmadas 2 mortes por dengue no Ceará

Em meio a especulações sobre a possibilidade de uma nova epidemia de dengue no Ceará, mais duas mortes pela doença foram confirmadas no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado, divulgado ontem. Com isso, sobe para 16 o número de óbitos no Ceará causados pelo mosquito Aedes Aegypti. Desse total, 11 foram decorrentes de dengue com complicação e cinco de febre hemorrágica da dengue (FHD).
As novas vítimas são uma criança de seis anos e um adulto, residentes nos municípios de Pentecoste e Brejo Santo, respectivamente. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, nove casos de óbito estão sob investigação, sendo dois deles em Fortaleza, onde já foram confirmadas três mil ocorrências da doença somente este ano.

O total de casos confirmados de dengue, de janeiro a primeira semana deste mês, já supera os registrados em todo o ano passado. Em 2009, foram contabilizados 5.144 casos da forma mais simples da doença e 26 ocorrências por dengue hemorrágica, totalizando 5.170. Enquanto que, até esse mês, o número de casos da sua forma mais simples chega a 10.774. Além de 52 casos por FHD, seu tipo mais grave, já estarem confirmados. Pelo menos 10.826 pessoas foram acometidas.

No entanto, apesar do índice de incidência da dengue este ano superar o de 2009, o número de mortes causadas pelo Aedes Aegypti ainda é menor. O boletim da Sesa aponta que, até agora, ocorreram 16 mortes. Em contrapartida, em 2009, 37 pessoas morreram vítimas da dengue.
Assim, faltando menos de dois meses para o fim do ano e mesmo com a confirmação das nove mortes que estão sendo investigadas, a expectativa é que o número de mortes de 2009 não seja superado, segundo informou o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário