sábado, 13 de novembro de 2010

Nudoc torna público os telegramas do Padre Cícero

Fortaleza. "Só o futuro poderá me compreender", escreveu o Padre Cícero Romão Batista em uma de suas cartas. E talvez tenha sido a busca de legar para as gerações seguintes um arquivo de si que motivou a prática do sacerdote de copiar, ao longo dos anos, a correspondência que recebia e enviava.

A partir da próxima segunda-feira, uma parte importante e inédita desta documentação estará disponível a pesquisadores e estudiosos. Numa cerimônia realizada ontem pela manhã, o pesquisador Renato Casimiro fez a doação do acervo de telegramas do Padre Cícero ao Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Somada aos volumes que o Nudoc já possuía, a doação restabelece a coleção original de telegramas, composta por 15 volumes. Na abertura do evento, o diretor da instituição, Régis Lopes, agradeceu a generosidade de Renato Casimiro em fazer com que tais documentos saíssem da esfera privada para o acesso público.

"A doação representa uma raridade em sentido duplo, tanto pela raridade dos documentos quanto pela raridade do gesto. Infelizmente, a existência de acervos particulares de documentos públicos ainda é uma característica de nossa elite letrada", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário