terça-feira, 30 de novembro de 2010

Termina hoje prazo para vacinação

Iguatu. Termina hoje a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. Equipes técnicas da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e da Ematerce, desde a semana passada, intensificaram a campanha com o objetivo de mobilizar os criadores para a imunização do rebanho. É uma corrida contra o tempo para alcançar a meta que é de 90%. Até ontem, ao meio-dia, o índice total de vacinação era de 44%.

O Município com maior índice de cobertura até ontem, no Estado, era Groairas, com 90%. No ano passado, o Ceará conseguiu melhorar a classificação para médio risco e agora luta para obter o status de zona livre com vacinação. O presidente da Adagri, Edilson de Castro, reafirmou, ontem, que a campanha não será prorrogada e fez um apelo para que os criadores vacinem o rebanho. "O que nós queremos é a adesão dos agropecuaristas, mas se não houver iremos aplicar as penalidades previstas", disse. "Estamos confiantes de que vamos alcançar um índice superior a 80%, pois a maioria deixa para última hora", aposta ele.

Desde a semana passada que equipes de técnicos da Adagri, Ematerce e de instituições parceiras, como secretarias municipais de Agricultura e sindicatos, estão mobilizados no Interior do Ceará para intensificar a divulgação por meio de emissoras de rádio e visitas no campo. "Estamos correndo contra o relógio", disse o diretor de Saúde Animal da Adagri, Mauro Nogueira. "Nesse momento o rádio é o nosso principal aliado para chegar aos produtores rurais a nossa mensagem sobre a importância da vacinação".
Multa
O criador tem até hoje para comprar as doses necessárias da vacina, mas há um prazo de 15 dias para comprovar que vacinou os animais, enviando a nota fiscal para as unidades da Adagri ou Ematerce. Após esse período, a imunização somente será válida com autorização da Adagri e será feita de forma assistida. Mesmo assim, haverá pagamento de multa no valor aproximado de R$ 12,00 por cada animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário