quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

95% dos municípios do CE têm casos de Aids

Apesar de quase três décadas no Estado, a Aids continua a fazer vítimas. Só no Ceará, atualmente, 95% dos municípios possuem pelo menos uma pessoa portadora da doença, conforme dados do Núcleo de Prevenção de Doenças e Agravos (Nuprev), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE).
Segundo o órgão, em 2009, eram 9.722 cearenses portadores, sendo 60% dos casos na Capital. Tanto que, até o último dia 29, foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 6.102 casos.

Hoje, no Dia Mundial de Combate à Aids, ações na Capital, e em todo o País, buscam alertar, sobretudo os adolescentes, para a infecção da doença. Afinal, como explica Telma Martins, supervisora do Nuprev, o maior número de portadores no Ceará é de adultos jovens, entre 20 e 49 anos, independente do sexo ou do município onde reside.

Isso, como também alerta Renata Mota, coordenadora municipal de DST/Aids e hepatites virais da SMS, chama atenção para o fato de que o contágio, muitas vezes, pode ter acontecido durante adolescência, já que o a Aids pode demorar até 10 anos para se manifestar, após o contágio do vírus HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário