quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Divisa do Ceará com Pernambuco preocupa PRE e PRF

alerta vale para todo o Estado. Mas um trecho específico do Ceará tem recebido atenção especial das polícias rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) quanto à possibilidade de chefes do tráfico do Rio de Janeiro migrarem para cá: os 271 quilômetros da divisa com Pernambuco. Diante das invasões da Polícia Militar e Forças Armadas nos morros cariocas, o serviço de inteligência da capital fluminense considera grande a chance de bandidos buscarem guarida no Nordeste.

Com a BR-116 interligando a região com o Sudeste, o receio é de que fugitivos escondam-se no chamado Polígono da Maconha, área do sertão pernambucano repleta de plantações iniciadas ainda na década de 80, e entrem no Ceará por Penaforte, município no extremo Sul do Estado.
Por lá, não há postos de fiscalização da PRF. O mais próximo fica em Milagres, distante 70 quilômetros - para onde reforços foram enviados na tentativa de intensificar a fiscalização e desvendar rotas alternativas que possam ser utilizadas pelos bandidos.

Eles poderiam desviar de Penaforte por Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista ou Cabrobró, todas cidades de Pernambuco, para alcançar a Paraíba. “De qualquer forma, eles não têm muita via alternativa. O acesso é direto e mais rápido. Por isto, intensificamos a tropa. E,lá (na Paraíba) o pessoal está atento”, explica o inspetor da PRF Darlan Antares.
A divisa com o Rio Grande do Norte, apesar de ser pouco considerada como ponto de entrada, também recebeu reforço no posto de Icapuí da PRF. Na divisa com o Piauí, foi a PRE quem aumentou o número de homens. Os acréscimos não foram divulgados.

Possível ajuda
Estima-se que cerca de 200 traficantes do Rio estejam na lista de captura. Mas ainda não se sabe quantos destes poderiam ou já teriam migrado para o Nordeste por terem família na região. Os serviços de inteligência federal e dos estados trabalham no levantamento das fichas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário