quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Agricultor com perda de safra tem crédito emergencial

Agricultores familiares da região semiárida dos Estados do Nordeste e de Minas Gerais afetados pelas secas poderão contar com uma linha emergencial de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A medida foi aprovada no dia 25 de novembro em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). A estimativa é de que, aproximadamente, 80 mil agricultores poderão se beneficiar com a medida. Para esta linha, foram disponibilizados R$ 150 milhões.

"O momento é difícil para os agricultores e esta linha emergencial vem em auxílio às perdas e dificuldades decorrentes da seca", avalia o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra, que esteve em Crateús na última terça-feira participando do Seminário Territorial Sobre Crédito Agrícola, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús, com apoio da Regional da Fetraece, Ematerce, Fórum dos Assentados e Secretaria Municipal de Agricultura.

Para Sombra, o Garantia Safra, que foi liberado para os agricultores antecipadamente, em função das perdas provocadas pela estiagem, foi bastante positivo. "O Garantia Safra liberado para os agricultores no ano do evento melhorou para os agricultores e aqueceu a economia". Segundo ele, era necessário, neste fim de ano, mais um reforço para o meio rural. "Em outubro reunimos os movimentos sociais para a definição de um crédito emergencial", acrescentou o delegado.

Custeio pecuário
A linha emergencial é voltada para financiamentos de custeio pecuário (cultivo de pasto, ração animal, entre outros). Cada agricultor poderá acessar R$ 2 mil por unidade familiar, em uma única operação. A taxa de juros é de 0,5% ao ano. Também será concedido ao agricultor familiar um bônus de adimplência de 25% sobre cada parcela da dívida paga até a data do vencimento. O prazo para pagar o financiamento é de até dois anos. Os agricultores têm até 15 de março de 2011 para a contratação da linha emergencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário