sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

IPVA cai em média 11,6% no Ceará

Por conta da redução do valor venal dos veículos, os proprietários de veículos no Ceará pagarão menos pelo Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores (IPVA) em 2011. Dependendo do modelo e do ano de fabricação do carro, o desconto na base de cálculo, ou seja, o valor venal do veículo, pode variar de 5% a até 30%.

A redução média, com relação a 2010 será de 11,6%. No ano que vem, 1.439.288 veículos serão tributados no Estado, sendo 38.940 isentos.

Prazo para pagamento
O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, usufruindo do desconto de 5% no tributo, será até 31 de janeiro. Quem parcelar o desembolso - sem nenhum abatimento especial - deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50, nos dias 18 de fevereiro, 18 de março e 18 de abril do ano que vem, em prestações iguais.

Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA para 2011, o governo considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).

De acordo com João Marcos Maia, titular da Sefaz, um dos fatores que levou a redução do IPVA foi a alteração no conceito de alguns modelos, sobretudo os mais populares, como Gol, Celta e Palio, que independente de conterem opcionais serão considerados como básicos.
Segundo a Sefaz, os boletos para o pagamento imposto serão enviados aos Correios a partir do dia 15 de janeiro.

Quem quiser obtê-los antes, poderá retirá-los pela internet por meio do endereço:www.sefaz.ce.gov.br ou nas unidades da Sefaz. A rede arrecadadora inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos.

Isentos
São isentos de pagamento de IPVA os táxis, ônibus urbanos e metropolitanos, veículos adaptados para paraplégicos, veículos de corpo diplomático, máquinas agrícolas e terraplanagem, veículos movidos a motor elétrico, rodoviários com mais de 15 anos e veículos com potência inferior a 50 cilindradas.

Confira abaixo o percentual das alíquotas

- Automóveis, caminhonete, camionetas e utilitários – 2,5%
- Ônibus, microônibus e caminhões / Locadoras – 1,0%
- Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (sem infração de trânsito) – 1,0%
- Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos acima de 125 cilindradas – 2,0%
- Aeronaves – 1,5%
- Embarcações e outros modelos – 2,5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário