quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Depois de duas semanas de buscas, RJ tem mais de 820 mortos

No dia em que a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro completa duas semanas, o Ministério da Saúde emitiu um alerta, nesta terça-feira (25), para o risco provocado por água e alimentos contaminados e por animais peçonhentos, sobretudo neste período de alto índice de enchentes no país. Ao todo, 828 pessoas já morreram em sete cidades nas quais foi decretado estado de calamidade pública.

Segundo dados compilados pela Polícia Civil do Estado e pela secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio (Sesdec-RJ), do total de mortos desde as chuvas do último dia 11, a grande maioria é de Nova Friburgo (399) e Teresópolis (335). Há registro de mortos também em Bom Jardim (um), no distrito de Itaipava, em Petrópolis (67), Sumidouro (22) e São José do Vale Preto (quatro).

Dos sete municípios em que foi decretado estado de calamidade pública, apenas em Areal não teve mortos.

Na segunda-feira (24) o Ministério Público Estadual (MPE) divulgou um levantamento atualizado de desaparecidos na região serrana. O número anterior, que passava de 400 pessoas, agora foi para 513 desaparecidos registrados pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV). A iniciativa consolida diariamente as listas com informações registradas por parentes e amigos e checadas com os dados de hospitais e do IML (Instituto Médico Legal) de cada cidade.

Do total de desaparecidos, 234 são de Teresópolis, 187 de Nova Friburgo, 45 de Petrópolis, 38 de localidades não informadas, quatro de Sumidouro, dois de Bom Jardim, um de Cordeiro e dois de São José do Vale do Rio Preto. A lista nominal pode ser consultada no site do MPE, o www.mp.rj.gov.br. Já o total de desabrigados e desalojados em toda a região, conforme a Sesdec-RJ, supera as 25 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário