sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Domingos Filho ganha mais poderes na gestão Cid Gomes

Além de já estar à frente das articulações para a Mesa Diretora da Assembleia, mensagem do Executivo, que será votada hoje, dá novas funções ao vice-governador. Entre elas, acompanhar projetos especiais e questões sociais.

Domingos já tem função de articulador político do governo Cid (IGOR DE MELO).
Um vice-governador turbinado. Além das demonstrações de confiança do governador Cid Gomes (PSB), Domingos Filho terá mais poder, formalmente, que seu antecessor, Francisco Pinheiro (PT). Num pacote de mensagens encaminhado ontem à Assembleia Legislativa, há uma proposta que “define as atribuições do vice-governador”. Uma demonstração de força política do peemedebista, que, mal assumiu a vice-governadoria, já é cotado como sucessor “natural” de Cid daqui a quatro anos.

No texto encaminhado pelo Palácio Iracema, o papel do vice-governador é de, entre outras atribuições, “participar e compor colegiados e conselhos de órgãos da administração direta e indireta estaduais e federais no Ceará; coordenar a elaboração, acompanhar e avaliar a execução de projetos especiais visando a participação e mobilização social; exercer outras articulações políticas com a sociedade e suas representações sociais”.

Ao anunciar, na última quarta-feira, a “tendência” da composição de partidos na Mesa Diretora, o governador deu a senha do poder delegado a Domingos Filho. Disse que ele está à frente das negociações com as siglas, alegando que o vice tem bom trânsito entre os parlamentares.

Fim da novela.

A composição da Mesa começa a se desenhar e a novela, em torno do nome do PSB para a presidência da Assembleia, tende a ter um desfecho de hoje até segunda-feira.

Na quarta-feira, o governador adiantou a distribuição entre os partidos. O POVO já adiantou que a poderosa 1ª secretaria estaria entre os deputados Sérgio Aguiar e José Sarto, ambos do PSB.

Para a 1ª vice-presidência, destinada ao PT, está cotado o deputado Dedé Teixeira. A 2ª vice-presidência, conforme o governador, será de Tin Gomes. Mas o deputado do PHS disse que isso será definido em reunião do bloco PHS/PMN/PSL/PCdoB/ PRB/PTB, no próximo dia 22.

Do PMDB, o deputado Carlomano Marques (PMDB), disse que quem deve assumir a 2ª secretaria é o deputado Neto Nunes.

O PSDB, que pleiteia as 3ª e 4ª secretarias, já confirmadas por Cid Gomes. Osmar Baquit se retirou da disputa, abrindo caminho para Moésio Loiola e Téo Menezes.

(colaboraram Marcela Belchior e Ranne Almeida).

ENTENDA A NOTÍCIA.

Coordenar a elaboração de projetos especiais e mobilização social são algumas das “tarefas” delegadas ao vice-governador, Domingos Filho. Fica clara a intenção de Cid Gomes de dar força política ao peemedebista. Tal prestígio já vislumbra especulações acerca da sucessão ao Governo, em 2014.

Giselle Dutra - JORNALISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário