sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ministro das Comunicações, Bernardo, quer limitar o custo da telefonia

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reconheceu ontem, em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, da NBR TV, que a telefonia no Brasil é muito cara. Segundo ele, o ministério já vem conversando com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer uma regulação sobre o assunto e "impor limites".

"Eu acho que (a telefonia no Brasil) é muito cara em relação ao que é cobrado em outros países. Acho que a privatização ajudou a disseminar largamente a telefonia, principalmente a telefonia móvel, mas também estabeleceu regras que criaram essa situação de serviço caro. Eu acho que precisamos rediscutir alguns casos. Por exemplo, você faz ligação de telefone fixo para o celular, todos os técnicos dizem que isso é muito caro e, comparado com outros países, é caríssimo", afirmou Bernardo.

O ministro falou ainda que pretende massificar a oferta de acessos à internet em alta velocidade até 2014.

Internet acessível

Segundo ele, a ideia é oferecer o serviço na faixa de R$ 35, se os Estados cobrarem Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Se os Estados abrirem mão do ICMS, a banda larga poderá chegar a custar um pouco menos que R$ 30.

"Nós temos 34% - foi a estatística divulgada no ano passado - dos lares com internet. Nós precisamos colocar essa internet que já tem infraestrutura à disposição das pessoas e tem que ser com preço menor para que elas acessem", afirmou o ministro das Comunicações.

"Paralelamente a isso, precisamos discutir o grande avanço que é fazer linhas de cabos de fibra ótica por todo o Brasil, além dos que já existem, para termos condições de nos equiparar com grandes países avançados em internet. É nisso que estamos trabalhando", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário