Com o objetivo de reforçar as ações de controle da dengue, o secretário da saúde do Estado e uma equipe de técnicos estarão a partir deste sábado (12), em municípios com mortes confirmadas e com elevado número de casos da doença este ano.
Os primeiros municípios visitados serão Itapipoca, às 9h30min, e Icó, às 14h30min. Participam da reunião os gestores municipais, profissionais das Coordenadorias Regionais de Saúde, de endemias, do Programa Saúde da Família e dos hospitais.
Na pauta, a prioridade é melhorar a rede de assistência aos pacientes para o diagnóstico precoce da dengue e assim evitar óbitos.
O combate ao mosquito Aedes ageypti, que transmite a doença, também está no foco das prioridades. Em Itapipoca, foram confirmados 570 casos da doença e dois óbitos este ano. Em quantidade só fica atrás da capital, que está com 1.306 casos de dengue.
Ainda no sábado, o segundo roteiro da viagem é Icó. Lá a reunião será às 14h30min, no teatro municipal. Em Icó, foram confirmados 330 casos e 1 óbito este ano.
Na segunda-feira (14), o secretário de Saúde Arruda Bastos, acompanhado de técnicos da Sesa, vai estar em Granja, às 9h30min. No município foi confirmado um óbito este ano. Ainda na segunda-feira, às 14h30min, chega em São Gonçalo do Amarante, onde há 30 casos confirmados de dengue e dois óbitos de janeiro para cá.
Além de Itapipoca, Icó, Granja e São Gonçalo do Amarante há mais seis municípios com óbitos confirmados este ano. Fortaleza tem 1 óbito, Itaitinga 1, Quixadá 1, Caucaia 1, Acarape 1, Chorozinho 1. Em 128 municípios há 4.355 casos confirmados da doença de janeiro até a última sexta-feira (4) de acordo com boletim divulgado pela Sesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário