quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fotos mostram três homens mortos na casa de Bin Laden

Fotos obtidas pela Reuters, feitas cerca de uma hora depois da invasão da casa de Osama bin Laden por soldados norte-americanos, mostram três homens mortos sobre poças de sangue, mas sem armas.

As fotos foram feitas por um agente paquistanês de segurança que esteve na mansão de Abbottabad, nos arredores de Islamabad. Elas mostram dois homens com trajes tradicionais paquistaneses e um outro de camiseta. Todos têm sangue saindo dos ouvidos, narizes e bocas.

Esse funcionário, que pediu anonimato, vendeu as fotos à Reuters.

Nenhum dos homens se parece com Bin Laden. O presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu não divulgar as fotos do corpo do militante saudita, alegando que isso poderia incitar à violência e ser usado pela Al Qaeda como instrumento de propaganda, disse a Casa Branca na quarta-feira.

Com base nos horários marcados nas fotos, a primeira foi tirada na segunda-feira às 2h30 (hora local), cerca de uma hora depois do final da ação norte-americana. Outras imagens foram feitas às 5h21 e 6h43, e mostram o exterior da casa, bastante danificada na operação, e destroços de um helicóptero norte-americano. O formato da cauda do aparelho é estranho, o que pode indicar algum recurso desconhecido para que a aeronave não fosse notada.

A Reuters tem confiança na autenticidade das imagens adquiridas, porque detalhes nas fotos parecem mostrar o mesmo helicóptero abatido que surge em fotos feitas independentemente na segunda-feira.

As forças dos EUA disseram ter perdido um helicóptero na ação devido a um problema mecânico, e que posteriormente o destruíram.

As fotos, feitas num ângulo bem fechado, não mostram armas com os mortos, mas as mãos e os braços estão cortados em várias imagens.

Uma das fotos mostra um cabo de computador e o que parece ser uma pistola de brinquedo, verde e laranja, sob o ombro direito de um dos homens. Uma grande poça de sangue se formou sob sua cabeça.

Uma segunda imagem mostra outro homem com um fio de sangue saindo do nariz e passando sobre a face direita, e uma grande mancha de sangue no peito.

O terceiro homem, de camiseta, aparece deitado de costas sobre o sangue que parece ter saído de um ferimento na cabeça.

Os EUA admitiram na terça-feira que Bin Laden estava desarmado ao ser morto, o que gerou acusações de que Washington teria violado o direito internacional. As circunstâncias exatas da morte dele ainda continuam obscuras e podem alimentar polêmicas, especialmente no mundo islâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário