sexta-feira, 8 de julho de 2011

DIÁRIO DO NORDESTE: Locadoras custam mais de R$ 310 milhões a Prefeituras, Acopiara são mais de 14 milhões

As Prefeituras do Interior pagaram a empresas de locação de veículos mais de R$ 310 milhões somente no ano passado. Vai para essas empresas a maior parte do dinheiro destinado ao pagamento de serviços terceirizados.
Com dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) no Portal da Transparência, a reportagem fez um levantamento inédito que aponta esses valores gastos das Prefeituras do Interior somente no pagamento a empresas que alugam veículos, embora muitas delas complementem a atividade com outras funções.

Os valores foram dados pelas próprias Prefeituras, por meio do Sistema de Informação dos Municípios (SIM). Muitas tendo acrescidas ao nome apenas o "Construções Ltda", elas são o maior alvo das investigações de esquemas fraudulentos. E na peneira, chamam a atenção os pagamentos para transporte de estudantes.

De acordo com o diretor de Fiscalização do TCM, Juraci Muniz, as licitações públicas são um dos principais gargalos na gestão municipal, e são constatados "problemas" na locação de veículos em diversos Municípios. "Alugar transporte escolar é muito comum, os conselhos municipais de educação deveriam atuar de forma independente, acompanhar as contas públicas e informar aos órgãos de controle".

Tem empresa que, em um ano, recebeu mais de R$ 3 milhões de pagamento público por transporte escolar sem possuir um único veículo.
 
Acopiara uma das cidades que mais gastou
 
Em Acopiara, cerca de 30% dos R$ 14,9 milhões pagos por serviços de terceiros foi para a R.T.S de Sousa Locação e, em menor parte, para a pessoa jurídica Jean Carlos Aguiar. Entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, a RTS de Sousa Locação recebeu, da Prefeitura de Acopiara, R$ 4,2 milhões de pagamento pelo transporte escolar e pelo Programa Saúde da Família. Ainda em 2010, a RTS fez contrato com outros seis Municípios, faturando ao todo R$ 7,7 milhões.

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