sexta-feira, 8 de julho de 2011

Maternidade de AL é interditada após detectar meningite em bebê

A maternidade Santa Mônica, uma das duas maternidades que recebem gestantes de alto risco pelo sistema público de Alagoas, suspendeu o atendimento a novos pacientes na noite desta quinta-feira (7) após detectar meningite meningocócica em um bebê que estava na UTI neonatal.

A medida foi tomada para evitar a contaminação dos outros pacientes. Pelo menos 16 bebês recém-nascidos que estavam na UTI neonatal e 40 profissionais devem passar por monitoramento.

Em nota, a maternidade informa que já iniciou as medidas de quimioprofilaxia, tratamento que envolve o uso de antibióticos para diminuir o risco de infecção pela doença. A unidade neonatal deve ficar isolada (sem contato com pessoal externo) por 24 horas. Após esse período, a maternidade afirma que realizará uma higienização do local.

Segundo informações da direção do Santa Mônica, que é mantido pelo Estado, o bebê chegou à maternidade há uma semana, com diagnóstico de hidrocefalia. A presença da bactéria que causa meningite foi detectada após exames de rotina no recém-nascido.

Ainda de acordo com a maternidade, o bebê foi transferido ontem para um hospital especializado em doenças infecto-contagiosas. A previsão é que o atendimento seja retomado na manhã do dia 11 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário