quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mães do Interior do Estado também podem doar leite materno

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável.

As mães de cidades do Interior como Baturité, Canindé, Cascavel, Sobral, Crateús, Itapipoca e Barbalha também podem doar leite materno. Basta entrar em contato com o hospital responsável pelas coletas nessas cidades e fazer a doação. Assim, os bebês que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva tanto no interior quanto na capital, poderão se recuperar mais rapidamente, diminuindo pela metade o tempo de internação.

O Hospital Geral Dr. César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado, possui o banco de leite referência em todo estado. Além de ser responsável pela pasteurização do próprio leite, o HGCC também cuida do leite de maternidades de Fortaleza e de algumas maternidades do interior do estado. Atualmente, são seis bancos de leite em todo Ceará: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin, Maternidade Escola Assis Chateaubriand e ainda nas cidades de Barbalha, Quixadá e Maracanaú.

De acordo com Maria de Lourdes Moura, farmacêutica bioquímica do banco de leite do HGCC, semanalmente chega leite humano do interior. Esse leite passa por todo um processo que verifica o odor, impurezas, a qualidade do leite, o teor de gordura, a acidez, terminado na pasteurização. Ela ressalta ainda a importância de identificar com a data de pasteurização cada frasco. Após esse processo, o leite pasteurizado pode ser consumido até seis meses, desde que seja armazenado adequadamente. Ao final dessa etapa, o leite é enviado de volta à cidade de origem para os bebês da UTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário