O município de Icapuí, litoral leste do Ceará, terá eleições suplementares no próximo domingo (13), mas os eleitores ainda não sabem que candidatos concorrerão. Isso porque o Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em sessão realizada na terça-feira (8), manteve a decisão da juíza da 8ª Zona Eleitoral, de Aracati, Sâmea Freitas da Silveira, de impugnar o registro das candidaturas do PMDB e do PTN, na eleição suplementar do município. A única candidatura deferida pelo TRE até esta quinta-feira (10) foi a de Jerônimo Felipe Reis de Souza, do PT.
Em decisão unânime, o TRE afirma que os juízes levaram em conta que dois candidatos a prefeito não cumpriram o prazo de no mínimo um ano de filiação em seus atuais partidos.
Segundo a 8ª Zona Eleitoral de Aracati, os dois partidos com registros de candidaturas impugnados já entraram com recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o Tribunal analise a tempo o recurso e indefira os registros, os partidos têm até às 17h (horário local) da sexta-feira (11) para substituir os candidatos. Se o TSE não decidir a tempo, os dois candidatos poderão concorrer a eleição, mas o resultado das urnas ficará pedente da decisão do Tribunal.
A eleição suplementar em Icapuí será realizada devido à cassação do prefeito e do vice. No último dia 19 de setembro, o TRE julgou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) por abuso de poder político e econômico. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Jeová da Silva, assumiu como prefeito do município após afastamento do então chefe do Executivo municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário