sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TSE lacra urnas para plebiscito sobre divisão do Pará


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta quinta-feira (10) a lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no plebiscito no Pará, no dia 11 de dezembro. A consulta à população vai decidir sobre a divisão do território paraense com a criação de dois novos estados, Carajás e Tapajós.

A votação no plebiscito será realizada entre 8h e 17h. A expectativa do TSE é a de seja divulgado no mesmo dia o resultado da consulta sobre a criação ou não dos novos estados.

O lacre é uma medida para garantir a segurança dos dados e o funcionamento do programas que farão funcionar as urnas no dia do plebiscito. A autenticidade do material é garantida por assinaturas digitais do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, e do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Votação
Na hora de votar, a primeira pergunta que aparecerá para o eleitor na urna eletrônica se refere à criação do estado de Tapajós: "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?". A segunda pergunta será sobre Carajás: "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?".

A escolha da ordem foi feita por sorteio no plenário da Corte. Ficaram definidos ainda os números que corresponderão às alternativas "sim" ou "não" para a divisão do estado. Quem for a favor do desmembramento do Pará deverá escolher o número 77. Já o eleitor que for contra a divisão do estado deverá optar pelo número 55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário