domingo, 6 de novembro de 2011

Ceará tem chuvas em quase 50 municípios

O Ceará registrou chuvas em 45 de seus 184 municípios nesta sexta-feira (4), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação foi registrada em Caririaçu, a 466 quilômetros de Fortaleza, na região do Cariri: 62 milímetros.

O fenômeno acontece em um período em que historicamente não há chuvas no Ceará. O período chuvoso no Estado se concentra de fevereiro a maio, mas este ano as precipitações vêm se prolongando e continuam a ser registradas em pleno mês de novembro.

De acordo com a Funceme, o Cariri é a região onde se concentrou nesta sexta a maioria das chuvas. Os municípios de Barro, com 58,2 mm; Farias Brito, com 52 mm, e Assaré, com 52,2 mm, registratam os maiores índices pluviométricos. Também foram registradas precipitações isoladas, de menor intensidade, em outras regiões do Ceará.

Foram registradas ainda chuvas em dois dos municípios mais secos no Ceará: Crateús e Tauá, no Sertão dos Inhamuns: 29 e 21 milímetros, respectivamente.

Chuvas atípicas no período

Este ano o Ceará vem sendo atingido por chuvas atípicas desde maio, quando costuma encerrar o período de quadra chuvosa no Estado. Somente em outubro o Estado teve registros 700% acima da média no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário