domingo, 6 de novembro de 2011

Garantia-Safra é prorrogado até dia 10 de novembro

OGarantia-Safra 2011/2012 teve o período de cadastramento, no Ceará, prorrogado até o dia 10 de novembro. O Estado tem direito a 300 mil vagas, mas cerca de 52 mil ainda estão em aberto. O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, enfatiza ser importante cadastrar as 300 mil famílias, “porque existe uma disputa com outros estados do Nordeste e nós podemos perder as vagas”.

O agricultor familiar que adere ao seguro, caso tenha uma perda maior que 50% da safra por conta de secas ou enchentes, receberá o valor de R$ 680. Para se cadastrar, o agricultor deve procurar o sindicato de trabalhadores rurais da cidade, a prefeitura do município ou um dos 80 escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Para aderir ao Garantia-Safra, é necessário ter renda familiar até um salário mínimo e meio; cultivar áreas não irrigadas; a propriedade deve ter entre 0,6 e 10 hectares, com o cultivo de arroz, algodão, feijão, mandioca ou milho. No ato da inscrição, o agricultor precisa portar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e pagar uma taxa de adesão de R$ 6,80.

Para o agricultor José Dias Rodrigues, 64, da cidade de Iracema, o Garantia-Safra é importante porque ajuda no momento mais difícil para os agricultores. “O valor é pouco, não cobre as dívidas, mas sempre é bem-vindo”, afirma.

A cidade de Jijoca de Jericoacoara é, entre as cidades cadastradas, a que tem menor índice de adesão ao Garantia-Safra. Segundo dados da SDA, das 200 vagas, apenas 14 foram preenchidas (7%).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Cidade, José Nunes, informa que faltou divulgação, mas que agora será feito um esforço para preencher as vagas que faltam.

Já a cidade de Iracema foi uma das que ultrapassaram a meta de cadastro. O secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valderi Pimenta, informa que houve uma grande mobilização nas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário