quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Começa 2ª etapa da vacina contra aftosa no Ceará

Com o objetivo de livrar o rebanho bovino e bubalino cearense da febre aftosa, foi lançada, na manhã de ontem, na Fazenda Bom Jesus, Distrito do Boqueirão Cesário – localizado no Município de Beberibe -, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença. Os proprietários dos animais têm até o dia 30 de novembro para contribuir para a mudança do status do Estado de área de médio risco para zona livre de febre aftosa com vacinação.

De acordo com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Augusto Júnior, órgão responsável pela vacinação no Ceará, o intuito também é manter o índice conquistado na primeira etapa, que foi de 94% do rebanho do Estado vacinado. Existem no Ceará em torno de 2,4 milhões de animais (bois e búfalos), alvos da campanha. Estão presentes em todas as regiões, mas com destaque para os Sertões dos Inhamuns, Crateús e Central. “As vacinas já estão disponíveis nas farmácias veterinárias. Há 15 dias a Adagri tinha dado autorização para os revendedores disponibilizarem as vacinas para as farmácias. Cada dose custa R$ 2,00″.

A meta exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que se mude de status é 90% do rebanho vacinado e que atinja 80% das propriedades. “Na primeira etapa, conseguimos imunizar 94% dos animais e atingimos 85% das propriedades (de um total de 142 mil onde é obrigatória a vacinação). Queremos manter estes índices”, destacou Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário