sábado, 10 de março de 2012

Municípios podem solicitar cadastro de gestantes para auxílio-deslocamento

Os representantes de cada município brasileiro já podem fazer, a partir desta sexta-feira (9),  a solicitação do acesso ao sistema de cadastro e monitoração de gestantes que vão receber o auxílio-deslocamento. O benefício, de até R$ 50, vai servir para pagar o descolamento para a realização de consultas pré-natal e para o parto.

O Ministério da Saúde informou que a expectativa é que cerca de 1 milhão de mulheres recebam o benefício ainda este ano. O número representa 40% das mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como fazer

Na primeira consulta pré-natal, a gestante tem que assinar um requerimento que autoriza o pagamento do benefício. O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 25. Para receber o valor integral, a mulher deve fazer o pedido até a 16ª semana de gestação. Depois desse período, a gestante só terá direito a uma parcela.

Meta

O Governo Federal espera que, até 2013, todas as mulheres grávidas atendidas na rede pública recebam o benefício. A medida faz parte das ações do programa Rede Cegonha, para ampliar e qualificar a assistência prestada a gestantes no SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário