sábado, 28 de abril de 2012

Deficiente mental é assassinado por policiais militares e revolta população no Maranhão


O assassinato de Mauro Santana, 29 anos, ocorrido na tarde de quinta-feira (26), cometido por policiais militares, chocou a população codoense e mantém atônitos os moradores do Bairro Codó, mais especificamente, da rua Fausto de Sousa, onde morava a vítima.

As informações da polícia sobre a motivação do crime dão conta de que os policiais agiram em legitima defesa, tudo isso depois de tentar por várias vezes conter Mauro, que, segundo os militares em depoimento a polícia civil, ameaçava com uma arma branca (um facão) o vizinho e policial militar Evaristo.

Os policiais que estavam na operação, solicitou reforço e duas guarnições foram enviadas ao local. Mauro, ao avistar os policiais teria partido pra cima de uma das viaturas, o que teria obrigado os PMs a iniciarem a ação. A vítima recebeu tiros nas pernas e na testa.


Segundo testemunhas, Mauro colhia capim para  alimentar um animal quando teria iniciado discussão com o cabo  Evaristo, vizinho dele. Da chegada  dos policiais, a vítima  esboçou reação, mas  sem  oferecer  muito perigo à vida.

A família informou que a vítima tem deficiência  mental e estaria em crise no  ato do crime. A mãe de Mauro afirmou que o filho tomava medicamento controlado. De acordo com  relatos de moradores da  Rua Fausto de Sousa que conhecem o cabo Evaristo e a vítima, o policial sabia que Mauro era doente mental.

Os nomes  dos  policiais  envolvidos no caso, não  foram  divulgados pela 9ª Companhia  Independente de Polícia  Militar  de Codó. O  comandante, Major  Jairo Xavier  disse  que o  Comando da  Capital  já   foi informado sobre o ocorrido e será aberta sindicância para apuração do caso. As  armas  foram  recolhidas pelo quartel e serão periciadas.

Assista vídeo amador feito por um vizinho que chegou na hora do acontecido:


Nenhum comentário:

Postar um comentário