sexta-feira, 20 de abril de 2012

INSS enviará mais de 2 mil cartas de aviso sobre aposentadoria


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envia nesta semana cartas aos segurados que completam as condições para se aposentar por idade em maio. A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário. O lote liberado pelo INSS contém 2.122 cartas-aviso.

Recebem o documento os homens que, a partir do dia 1º de maio, completam 65 anos, e as mulheres que completam 60. O aviso traz orientações ao segurado sobre como requerer o benefício.

Quem não receber a carta e tem as condições para se aposentar por idade, deve providenciar a correção de seu cadastro, agendando atendimento pela Central 135. O INSS lembra que é necessário manter os dados sempre atualizados, pois todos os avisos são feitos por correspondência. O instituto alerta que não se utiliza de intermediários e a única forma de comunicação com os segurados é por meio de correspondência.

Na carta consta, além do nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O comunicado contém ainda um código de segurança que permite ao segurado confirmar a sua autenticidade, garantindo a segurança dos dados e protegendo-o contra fraudes. A confirmação, em caso de dúvida, deve ser feita pelo próprio segurado pela Central 135 ou no portal www.previdencia.gov.br.

2 comentários:

  1. quero saber se obeneficio de maria da saude rodrigues matias ja estar disponivel ela deu entrada dia 22 06

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou filha dela por favor pode confiar bjs descupas se nao puder responder

      Excluir