quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Turista que banhou pelada em praia carioca pode pegar doença

A praia do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, escolhida por uma turista para nadar nua na madrugada da última segunda-feira (15/10), é uma das mais poluídas da capital. Levantamento feito  com o histórico dos boletins semanais do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) de todo ano de 2011 mostra que durante todo o ano passado a praia do Flamengo apareceu liberada somente duas vezes. Especialistas alertam que água contaminada pode causar doenças de pele e até hepatites.

O controle da qualidade da água é feito por meio da medição dos níveis de coliformes fecais presentes nas amostras coletadas duas vezes por semana por técnicos do instituto. A partir dos resultados, as praias são classificadas como próprias, impróprias e com restrições.

Segundo o dermatologista Celso Sodré, membro e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio, a turista correu riscos ao mergulhar em uma praia com alto índice de coliformes fecais. Segundo Sodré, feridas não cicatrizadas podem ser a porta de entrada para doenças graves, assim como a ingestão de água contaminada.

— O fato de tomar banho não tem grande problema. Mas se ela estiver com um ferimento, pode haver uma infecção, sim. A ingestão também é um risco. Pode causar doenças como hepatite ou uma infecção intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário