terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fraudes online geram 30% a mais de denúncias

Acompanhando a expansão acelerada dos sites de compras pela internet, cresce de forma paralela o número de falsas empresas responsáveis por aplicar golpes em todo o País. Somente no Ceará, a quantidade de denúncias vindas de consumidores vítimas destas fraudes chegou a ter um acréscimo de 30% no acumulado de janeiro a novembro, em relação ao igual período do ano passado, informou o titular da Delegacia de Defraudações, Jaime de Paula Pessoa.

Atenção redobrada

De acordo com o analista em segurança da informação, Pablo Ximenes, alguns cuidados devem ser tomados na hora de realizar a compra pela internet. Entre elas, destaca-se o uso de intermediadores de pagamentos seguros e do cartão de crédito. "Se houver qualquer fraude, o consumidor pode entrar em contato com o cartão e tentar estornar o dinheiro. Existe uma cooperação dessas financeiras. Transferências e boletos bancários são mais difíceis de se reverter". Entretanto, ele afirma ainda que não adiante ter um intermediário, mas é importante respeitar suas regras. "Se as regras dele contradizem com as do site, desconfie", completa.

O especialista destaca ainda a importância da identificação do certificado digital legítimo. "Eles vão aparecer quando você acessa e aparece no endereço "https". Às vezes, esse selo pode ser fraudado. Geralmente, quando ele é forjado, o navegador manda um aviso", alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário