terça-feira, 20 de novembro de 2012

MPF quer que companhia de energia devolva valor cobrado a mais no CE

O Ministério Público Federal no Ceará ingressou com uma ação civil pública para anular a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de ressarcimento aos consumidores da Companhia Elétrica do Ceará (Coelce) em forma de compensação nas contas de energia durante os anos 2013 e 2014. Os valores cobrados de forma indevida pela Coelce poderão ser ressarcidos imediatamente, caso a Justiça Federal aprove o pedido do MPF.

Entre abril de 2011 e abril deste ano, a distribuidora de energia recebeu cerca de R$ 300 milhões indevidamente. Neste período, as tarifas cobradas aos consumidores residenciais e industriais deveriam ter sido reduzidas, mas, por decisão da Aneel, que alegou atraso no processo de revisão tarifária, os valores foram mantidos.

O procurador da República Alessander Sales diz que o ônus pela inércia na aprovação da revisão tarifária não pode ser pago pelo usuário. Para ele, o consumidor foi prejudicado. "Primeiramente, pelo atraso da Administração Pública, que não realizou a revisão tarifária de forma correta e no momento apropriado, está agora sendo prejudicado novamente, já que terá de esperar pelos anos de 2013 e 2014 para reaver o que foi indevidamente compelido a pagar", argumenta.

Na ação, o procurador pediu a imediata devolução em dinheiro, e não em forma de crédito em conta, dos valores devidos aos consumidores. Esse montante deverá, conforme pedido do Ministério Público Federal, ter correção monetária relativa a todo o período em que os recursos estiveram em poder da concessionária de energia.

Por meio de nota, a Coelce disse que, como empresa regulada, cumpre o que Aneel determina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário