quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ACOPIARA: Verdadeiro canteiro de obras paralisadas


Várias obras de infraestrutura, que começaram a ser construídas no primeiro semestre deste ano, neste município, na região Centro-Sul do Ceará, estão paralisadas há mais de quatro meses. Os moradores mostram-se preocupados e temem a descontinuidade dos serviços. Outro importante projeto já se arrasta há mais de seis anos: a implantação da adutora do Açude Trussu para assegurar o abastecimento de água em todas as regiões da cidade.

No bairro Nova Acopiara, serviços de pavimentação, construção de uma área de lazer, da Academia da Saúde e da Cozinha Comunitária estão paralisados há pelo menos quatro meses. No Centro da cidade, obra de reforma do Polo de Lazer também não foi concluída. Na Vila Macedo, no Distrito de Trussu, a pavimentação de ruas foi suspensa com 80% dos trabalhos realizados. A reforma do Estádio Municipal também não chegou ao término do projeto.

Sem saúde

O aposentado Francisco Souza, do bairro Nova Acopiara, lamenta a paralisação da construção da Academia de Saúde, que é um projeto do Ministério da Saúde para tratar e prevenir doenças básicas. Será um espaço adequado para a prática de atividades físicas e de lazer. "Fizeram uma propaganda bonita afirmando que a terceira idade seria atendida nesse prédio, mas a obra não foi concluída", disse. "A gente espera que no próximo ano, o serviço seja retomado", observa.

Além da paralisação da Academia da Saúde, alguns moradores reclamam da localização da unidade, próxima à barragem que abastece a cidade e há necessidade de travessia do trecho urbano da Rodovia CE-060 (Estrada do Algodão). "Há dificuldades de acesso para as pessoas mais idosas, porque o prédio fica longe do Centro e dos principais bairros", disse a dona de casa, Francisca Pinho. "Ir para a academia será um risco de acidentes".

A construção da Academia da Saúde está orçada em R$ 178 mil. De acordo com a placa fixada em frente à unidade, o serviço começou em maio passado e estava previsto para ser concluído em agosto passado. Cerca de 50% dos trabalhos foram realizados até agora.

Cozinha

No bairro Nova Acopiara, deveria ter sido concluída em setembro passado a primeira Cozinha Comunitária para beneficiar famílias de baixa renda com fornecimento diário de alimentação (almoço e jantar), por preço subsidiado e bem abaixo do valor de mercado.

A obra está orçada em R$ 303 mil com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A construção da unidade começou em junho passado, mas a empresa responsável pela obra depositou apenas material básico: areia e argila na área delimitada. Na prática, nenhum serviço foi realizado.

Um pouco mais para frente, a pavimentação da principal avenida e a edificação de uma praça também estão paralisadas.

O radialista e vereador eleito pela oposição, Lindomar Rodrigues, mostra preocupação com os projetos que estão paralisados no município. "É um volume expressivo de obras e de recursos que foram liberados", disse. "Vamos sugerir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que de fato está ocorrendo".

Rodrigues quer fiscalizar se houve realmente liberação de recursos para a conclusão das obras, segundo os convênios assinados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

O secretário de Infraestrutura de Acopiara, Manoel Pereira Júnior, afastou qualquer irregularidade na construção dessas obras. "Tudo está dentro da legalidade, com licitação e contratação dos serviços", explicou. "Não houve desvio de recursos. O que de fato está ocorrendo é o atraso na liberação das parcelas por parte dos ministérios e da Caixa Econômica Federal. Os serviços avançaram mais do que foi liberado", garante ele.

Manoel Júnior frisou que os municípios enfrentam dificuldades de concluir as obras porque há excesso de burocracia e demora na liberação dos recursos contratados. "Esse é um problema geral", disse. "A medição dos serviços realizados foi feita, mas até hoje nada foi liberado. Por isso, as construtoras paralisaram as obras que serão retomadas no próximo ano com a nova administração", assegurou. 

Mais informações

Prefeitura Municipal de Acopiara
Secretaria de Infraestrutura
Centro da Cidade
Região Centro-Sul
Telefone: (88) 3565. 1352
HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário