domingo, 9 de dezembro de 2012

Festas pelos 100 anos de Gonzagão se estendem por todo o país

Não é apenas na região do Cariri as festividades programadas para comemorar e homenagear o Rei do Baião Luiz Lua Gonzagão no centenário do seu nascimento. É por onde elas se estendem pela proximidade com o município de Exu (PE), onde o artista nasceu. Na próxima quinta-feira, dia 13, serão celebrados os 100 anos de nascimento de Gonzagão. A Universidade Regional do Cariri encabeça uma série de atividades, mas diversas instituições também programaram atividades e em quase todo o Brasil.

Outra bastante significativa é a Festa do centenário de Luiz Gonzaga, promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, que se estenderá por Exu e Recife, de 10 a 16 de dezembro, com diversas mostras artísticas, cinema, encontros, oficinas e grandes shows. Falar sobre Luiz Gonzaga no ano do seu centenário é como tentar listar todos os temas e ritmos cantados e tocados por ele, com os respectivos desdobramentos que aconteceram com o forró, desde a invenção do baião até os dias de hoje.

Não é uma tarefa das mais simples, muito menos cabe num texto só. Luiz Gonzaga é grande, é uma vida inteira, um mito. De quem se fala sem medo de esgotar o assunto. Para completar, foi nascer no último mês do ano, no dia 13, dia de Santa Luzia. Daí o nome, Luiz. Nascer no final do ano, sobretudo neste 2012, que é o ano do seu centenário, deu a chance para que todas as homenagens fossem ocorrendo ao longo dos meses. E que agora, em dezembro, a festa de aniversário se tornasse o ápice de todas as celebrações dedicadas à Gonzaga e seu afortunado universo musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário