sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Consórcio em Saúde Pública vai garantir atendimento de qualidade aos pacientes da região centro sul do Ceará



Objetivando oferecer à população saúde pública de qualidade acaba de ser criado o Consórcio de Saúde da Região Centro Sul do Ceará envolvendo dez municípios, dentre eles, Acopiara. O prefeito de Iguatu, Aderilo Filho será o presidente.

Prefeitos das cidades que aderiram ao consórcio participaram da reunião, com exceção de Fátima Gomes, prefeita de Quixelô. 


O evento foi coordenado pelo secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos. A reportagem do blog entrou em contato com o prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar Florentino (PSB) e foi informado que a Policlínica de Iguatu vai oferecer pelo menos 13 especialidades aos municípios, dentre elas, oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia.

O prefeito acopiarense ainda enfatizou que a Policlínica vai disponibilizar apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão radiologia, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica. Haverá, ainda, atendimento em endocrinologia, angiologia e neurologia e, em destaque, os exames de tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.


Com o consórcio os pacientes das dez cidades não serão mais obrigados a se deslocarem para outros centros em busca de atendimento, ou seja, a Policlínica de Iguatu será o ponto de referência para atender à média complexidade, facilitando o acesso da população às consultas e exames especializados, na própria região. 

A idéia do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos é fazer saúde de forma regionalizada facilitando assim o acesso para todos os pacientes.

Em tempo

O prefeito Dr. Vilmar aproveitou a vinda do secretário da Saúde do Estado a Iguatu e pediu celeridade quanto a reabertura do hospital geral Suzana Gurgel do Vale de Acopiara. Existe um compromisso do secretário em fazer uma parceria com o município para que o hospital seja reaberto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário