sexta-feira, 28 de junho de 2013

Poliomielite: vacinação segue até 5 de julho em Acopiara


A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria de Saúde, informa que a mobilização de vacinação contra a paralisia infantil acontecerá até o próximo dia 5 de julho.

Crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos devem ser levadas para receberem as gotinhas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Embora tenha terminado na última sexta-feira, foi recomendado pelo Ministério da Saúde que os estados que não atingiram a meta continuem vacinando. É fundamental que os pais levem a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar a situação vacinal da criança.

A meta do Ministério é vacinar 12,2 milhões de crianças na faixa etária definida, o que representa 95% desse público. Durante a campanha nacional, a imunização chegou a 87,6%.

Segundo Dra. Isabel Queiroz, coordenadora de imunização do município, todos os postos de saúde continuam com a campanha. “Esse é um período de esforços concentrados dos profissionais da saúde para garantir a imunização das crianças. Mas, se alguém ficou de fora, é só ir até as unidades, com a carteirinha de vacinação”, comentou Dra. Isabel.

Desde 1994, o Brasil tem certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite, doença que não tem cura. A aplicação das gotinhas permite também a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, ajudando a criar a imunidade de grupo, reforçando a proteção coletiva em todas as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário