segunda-feira, 29 de julho de 2013

Centenas de famílias acopiarenses já receberam cisternas


A prefeitura de Acopiara, através do Programa Água para Todos, já entregou e instalou centenas de cisternas de polietileno na zona rural do município. Com as 3.356 cisternas, beneficiando milhares de pessoas atingidas pela seca, a paisagem em sítios e vilas mudou e apresenta a novidade em cada casa.

O prefeito Dr. Vilmar Vilmar informou que solicitou do secretário de Agricultura do município, Dr. Moreira, que pedisse ao Governo do Estado para que escolas municipais e postos de saúde de Acopiara também sejam beneficiados com os reservatórios. “Precisamos garantir que locais públicos tenham esse bem, escolas e unidades de saúde não poderiam ficar de fora”, falou Dr. Vilmar.

O trabalho de entrega e instalação continua. Para garantir o funcionamento correto e uso adequado das cisternas, sem desperdício, são promovidos cursos de gestão da água com as famílias beneficiadas.

Serviço

O abastecimento das cisternas é feito com a água da chuva captada por meio das calhas instaladas no telhado das residências e tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, o suficiente para atender uma família de cinco pessoas num período de estiagem de até seis meses.

A durabilidade dos reservatórios de polietileno já pode ser comprovada em países como Austrália, México, China e Índia, onde seu tempo de vida útil contabilizou mais de 35 anos. Por serem produzidos especialmente para a exposição solar recebem aditivos para resistir a raios ultravioletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário