quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Agricultores acopiarenses aderem ao PAA


A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria da Agricultura, realizou uma reunião, nesta terça-feira (06), para a pactuação local do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
 
O Secretário da Agricultura, Dr. Moreira, relatou para mais de 100 agricultores interessados em aderir ao programa que objetiva promover o acesso à alimentação e incentivo a agricultura familiar. "Transparência é nosso carro chefe, como pede o prefeito Dr. Vilmar, e a qualidade dos produtos é de fundamental importância para quem irá consumir. Queremos valorizar os nossos agricultores os tratando bem, assim gerando crescimento no campo", frisou Dr. Moreira que ainda informou que no futuro mais famílias serão agregadas ao programa.
 
O PAA, que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, está com novas diretrizes e atualiza o cadastro das famílias no próprio sistema do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que selecionará os aptos a participarem do programa com base no banco de dados do Governo Federal e acompanhamento local desde a produção até a entrega ao consumidor final. O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) ajudará na fiscalização em Acopiara.
 
Mudanças – Além da substituição de convênios por termo de adesão, o Decreto nº 7.775, de 4 de julho deste ano, instituiu outras mudanças no PAA. Entre elas, o fim da obrigatoriedade de contrapartida financeira pelos governos locais, a implantação de um sistema informatizado, onde serão cadastrados todos os dados de execução pelos gestores, e o pagamento do produto diretamente ao agricultor familiar, que sacará o recurso com cartão bancário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário