segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cid e Ciro Gomes enfrentam nova sigla e ex-aliados

Nas eleições do Ceará, os irmãos Cid e Ciro Gomes, principais líderes políticos do Estado, enfrentarão dois ex-aliados, Eunício Oliveira (PMDB), pré-candidato ao governo, e Tasso Jereissati (PSDB), que deverá disputar o Senado. O maior problema que têm para resolver no momento, porém, são os conflitos internos. Cid, governador, e Ciro, secretário estadual de Saúde, estão em guerra com a direção nacional do PROS, partido para onde migraram em outubro passado após deixarem o PSB por discordarem da candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República. 

Os irmãos acusaram parte da bancada de deputados do PROS de “chantagem”, por ter exigido a saída do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, ligado a Cid. O líder do partido na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), e outros deputados ameaçam abandonar a reeleição da presidente Dilma Rousseff e embarcar na campanha de Eduardo Campos. “Abomino qualquer tipo de chantagem. Recebi muitos convites quando decidi sair do PSB e sou grato por isso. A condição básica era o apoio a Dilma, o que foi garantido pelo PROS. Que diabo é isso agora? Estão com ciúme porque sou amigo da Dilma? “, reagiu Cid, em entrevista ao Estado. 

O governador ainda não decidiu quem será o candidato do PROS à sua sucessão. Diz não ter pressa e que “quem deve iniciar o processo eleitoral é a oposição”. Há duas semanas, o PMDB deixou o governo do Estado e fortaleceu a pré-candidatura do senador Eunício Oliveira, líder isolado em pesquisa Ibope/O Povo de 5 de maio. No pior desempenho, o peemedebista tem 42% e a petista Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza, chega a 12%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário