sexta-feira, 27 de junho de 2014

Eunício tem chapa pronta, mas aliados temem Domingos


A oposição está com a chapa pronta para concorrer ao Governo do Estado e ao Senado, unindo PMDB, PSDB, PR, DEM e PPS, mas os aliados do senador Eunício Oliveira torcem para evitar o conflito direto com o vice-governador Domingos Filho (PROS). Domingos é o pré-candidato com PROS com mais diálogo entre partidos de situação e oposição.

O temor, segundo um dos integrantes do grupo que coordena as estratégias de Eunício Oliveira, é que Domingos construiu uma relação de confiança e proximidade tão afetiva com lideranças políticas e parlamentares peemedebistas que, se for escolhido pelo PROS, atrairá o apoio desses simpatizantes hoje filiados ao PMDB.

“O estrago seria grande, principalmente, nas Regiões do Centro Sul, Cariri e Vale do Acaraú”, disse um peemedebista próximo a Eunício Oliveira, ao citar, ainda, que, em outros partidos, Domingos poderia receber apoios. “Ele (Domingos) é o único pré-candidato do PROS que pode conquistar o apoio da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins”, observou o peemedebista ouvido pelo Ceará Agora.

Domingos é um dos pré-candidatos ao Palácio da Abolição e, na última pesquisa do Ibope, apareceu com 22% de intenções de voto na disputa contra o peemedebista Eunício Oliveira, citado por 32% dos eleitores. Os demais pré-candidatos do PROS – José Albuquerque, Mauro Filho, Leonidas Cristino e Izolda Cela, aparecem com percentuais que variam entre 15% e 13%.

O PROS deixou para o último dia a definição sobre o candidato ao Governo do Estado. O governador Cid Gomes passou os últimos três dias em demoradas conversas e reuniões com aliados. Leu pesquisas, avaliou o perfil de cada pré-candidato e aceitação dos nomes por diferentes setores da sociedade cearense.

A decisão de Cid Gomes, que é compartilhada com dirigentes dos partidos aliados, está sendo empurrada para a última hora. O PROS realiza convenção no próximo domingo (29), no auditório da Faculdade Ari de Sá, antigo Colégio Capital, na Avenida Heráclito Graça, no Centro de Fortaleza. O PMDB já tem uma chapa desenhada e formada com Eunício candidato a Governador, Roberto Pessoa a vice, e o ex-senador Tasso Jereissati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário